terça-feira, 23 de agosto de 2016

MARIA ESTHER BUENO - CLUBE DE REGATAS TIETÊ


No encerramento das Olimpíadas Rio 2016, no dia 21 de agosto, Maria Esther Bueno esteve presente e foi homenageada. Lembrei-me dela, ou da estátua erguida em sua homenagem no Clube de Regatas Tietê, que eu, desde minha infância, até minha adolescência, ficava admirando quando lá ia. O Clube foi fechado em 2012, algumas boas lembranças ficaram e outras nem tanto. Só depois de adulta fui tomar conhecimento que tal clube ficou na história por fatos detestáveis de racismo, proibia a entrada de cidadãos negros em festas e eventos do clube, lastimável. Outra lembrança ruim, foi que eu quis praticar tênis, aos meus 14 anos, por ai, e meu pai dizia que não, pois considerava que tal esporte era para jovens de classe social mais alta do que a nossa!...enfim... A admiração por aquela mulher, que pra mim atingia nível de um grande ícone, um mito, por assim dizer, e a falta de maturidade de minha parte, não me fizeram compreender que ela nem era tão mais velha do que eu, e nem tão distante, ou mesmo que ainda estivesse ativa...nossa!! como éramos mal informados de tudo, e ainda
juntando com a cabeça nas nuvens dos adolescentes da época, só poderia dar nisto!
Fiquei surpresa e feliz por saber que Maria Esther Bueno está só com  seus 76 anos, e sendo homenageada!
E as boas lembranças da infância, e os relatos de meu pai, de sua juventude nas regatas no Rio Tietê, além do atletismo que ele praticava neste clube, o mesmo em que Maria Esther Bueno treinava desde 1950...meu pai foi bem mais antigo, desde a década de 1920 ele já estava por lá treinando remo no rio que era ainda um rio, hoje é só um esgoto a céu aberto e o clube nem existe mais!

Nadia Gal Stabile - 23 08 2016



 http://gazetapress.com/busca/fotos/?q=maria+esther+bueno#




 Estátua da Maria Esther Bueno na área antes ocupada pelo Clube de Regatas Tietê, na zona norte de São Paulo. Fundada em 1907, a agremiação ocupou o terreno durante 105 anos, mas a Prefeitura de São Paulo não renovou o último período de concessão, encerrado em 2009. Com dívidas de R$ 25 milhões e após uma disputa judicial por três anos, o clube foi obrigado a devolver o terreno em 2012. O local poderá ser usado para receber os ensaios da cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2014.
 http://gazetapress.com/busca/fotos/?q=maria+esther+bueno#








Reinauguração da estátua da ex-tenista brasileira Maria Esther Bueno(que teve restauro na raquete quebrada), em comemoração dos 30 anos do seu primeiro título mundial no Torneio de Wimbledon de 1959, da Inglaterra, e também em homenagem ao seu 50ª aniversário, patrocinado pela Secretaria Municipal de Esporte e Turismo - 1989
Local: Praça Charles Miller(Pacaembu) http://gazetapress.com/busca/fotos/?q=maria+esther+bueno#






Maria Esther Andion Bueno (São Paulo, 11 de outubro de 1939), conhecida como Maria Bueno no exterior, é uma ex-tenista brasileira, atuante nas décadas de 1950, 1960 e 1970.
Ao longo de sua carreira, Bueno venceu dezenove torneios do Grand Slam (7 na categoria simples; 11 em duplas femininas; 1 em duplas mistas). Segundo a Federação Internacional de Tênis, foi a nº 1 do mundo em 1959, na categoria individual feminina.[1] O International Tennis Hall of Fame também a incluiu como a melhor tenista do mundo, em 1964 (depois de perder a final no Torneio de Roland-Garros e ganhar Wimbledon e o U.S. Open) e 1966.
Em 1960, ela entrou para a história ao ser a primeira mulher a ganhar os 4 Grand Slams jogando em duplas num mesmo ano (3 com Darlene Hard e um com Christine Truman Janes).
Seu nome está no Livro dos Recordes: A final do US Open de 1964, contra a americana Carole Caldwell Graebner, Maria Esther venceu a partida em apenas 19 minutos.[2]
Famosa pela elegância do estilo de jogo e pela potência do serviço, é a maior tenista brasileira de todos os tempos.

Carreira

Começou a jogar tênis em 1950, no Clube de Regatas Tietê. Em seus vinte anos de carreira, colecionou 589 títulos internacionais, entre os quais se destacam feitos importantes, como a conquista dos torneios individuais de Forest Hills (onde era disputado o US Open), em 1959, 1963, 1964 e 1966, e os de duplas de 1960 (com Darlene Hard), 1962 (com Hard de novo) e 1968 (dessa vez com Margaret Smith Court).
Levantou também os torneios individuais de Wimbledon, na Inglaterra, em 1959, 1960 e 1964, e os de duplas em 1958 (com Althea Gibson), 1960 (com Darlene Hard), 1963 (Hard), 1965 (com Billie Jean King) e 1966 (com Nancy Richey).
Ganhou ainda os torneios individuais do Aberto da Itália em 1958, 1961 e 1965. Em 1960, jogando em dupla, triunfou nos torneios de Aberto da Austrália, dos Estados Unidos, Roland-Garros (França) e Wimbledon - e assim conquistou o Grand Slam daquele ano.
Em 1963, nos Jogos Pan Americanos de São Paulo, ela era favorita a conquistar 3 ouros. Mas, nas vésperas do torneio, foi mordida por um cachorro e teve um de seus dedos da mão direita rasgados. Jogando com proteção no local, ficou com o ouro no individual, e levou a prata nas duplas (feminina e mista). O cachorro tinha sido um presente de uma "amiga".[3]
Sua carreira praticamente terminou em 1967, por causa de uma contusão no braço direito. Numa época em que não havia o tie-brake, ela jogou por mais de 10 horas seguidas em partidas de duplas e duplas mistas de Wimbledon e teve o Tennis Elbow. Ela voltaria a jogar na década de 1970 após várias cirurgias, mas sem o sucesso de antes.
Declarada campeã mundial em 1959, 1960, 1964 e 1966. Na época não havia o torneio Masters para definir o campeão da temporada.
Em novembro de 1978, Maria Esther Bueno foi homenageada com a inclusão de seu nome na galeria do exclusivíssimo International Tennis Hall of Fame, numa cerimônia realizada no Hotel Waldorf-Astoria, de Nova York. E, glória das glórias para os padrões ingleses, ganhou sua estátua de cera no famoso museu londrino Madame Tussauds.
No Aberto dos Estados Unidos de 2006, Bueno foi convidada para a cerimônia de renomeação do USTA National Tennis Center para USTA Billie Jean King National Tennis Center, que aconteceu no primeiro dia do evento. Bueno e King eram rivais em simples e, ocasionalmente, parceiras em duplas. De acordo com Bueno, os únicos jogadores convidados foram aqueles que venceram o evento "mais de duas vezes" (ela o venceu por quatro). No mesmo ano, Bueno estreou como comentarista para o SporTV. Ela comentou durante as semi-finais femininas de simples e a final masculina de simples. Ela também deu suas opiniões durante a transmissão ao vivo da introdução de Martina Navratilova e Don Budge na "Court of Champions", e também opinou em mesas-redondas nos últimos três dias do evento. E, ainda, continua em atividade como comentarista de partidas de tênis, para o canal SporTV da Rede Globo de Televisão. EM 2013, comenta o US Open de Tênis em Flushing Meadows, NY.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Esther_Bueno


http://www.tenispaulista.com.br/site/index.php?cat_id=627


Era uma vez em SP... Clube de Regatas Tietê


Clube funcionou por 105 anos e teve história marcada por vitórias de atletas como Esther Bueno

http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,era-uma-vez-em-sp-clube-de-regatas-tiete,11349,0.htm




INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...