terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Pinacoteca convida: Exposição "Paisagem nas Américas. Pinturas da Terra do Fogo ao Ártico"



http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/

 


Exposições - Estação Pinacoteca

A Gravura de Arthur Luiz Piza

A Gravura de Arthur Luiz Piza

de 07.nov a 14.mar 2016

Mostra reúne pela primeira vez conjunto representativo de gravuras do artista doadas ao Museu. São mais de 100 trabalhos produzidos ao longo de 60 anos. A mostra, que acontece na Estação Pinacoteca, apresenta pela primeira vez um conjunto de gravuras editadas pelo artista paulistano e doadas à Pinacoteca. Ao todo são 137 obras que mostram o percurso que Arthur Piza imprimiu à sua produção desde as suas experimentações realizadas em 1952, quando começou.
Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca
Com curadoria do diretor geral Tadeu Chiarelli, a mostra traça uma importante reflexão sobre a presença de artistas afrodescendentes na coleção do museu, ampliada recentemente. São 106 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e instalações que traçam perfis diferentes da produção artística de afrodescendentes no Brasil do século XVIII até hoje. As obras estão divididas em três conjuntos e dispostas de acordo com a familiaridade dos temas ou territórios: Matrizes Ocidentais, Matrizes Africanas e Matrizes Contemporâneas.
Gravura e Modernidade

Gravura e Modernidade

de 15.nov a 14.mar 2016

 A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta na Estação Pinacoteca a exposição Gravura e Modernidade: A gravura brasileira dos anos 1920 aos anos 1960. Reunindo 201 trabalhos, a mostra traz a público um amplo panorama da produção de gravuras desses primeiros anos da modernidade no Brasil.
Uma história do Modernismo na Pinacoteca de São Paulo
Com cerca de 50 obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lasar Segall, Victor Brecheret e muito mais. Reunindo trabalhos realizados entre os anos 1920 e 1950, esta exposição dá continuidade à mostra de longa duração do museu apresentada no segundo andar da Pinacoteca. Enquanto Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo trata da formação da visualidade artística e a constituição de um sistema de arte no Brasil, a mostra Arte no Brasil: uma história do Modernismo na Pinacoteca de São Paulo propõe uma leitura sobre as inovações formais do primeiro modernismo, a retomada das tradições da pintura e os novos caminhos da arte neste período. Com curadoria de Regina Teixeira de Barros, da equipe de curadoria da Pinacoteca de São Paulo.





INÍCIO 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...