quarta-feira, 29 de novembro de 2017

‘Parem de nos matar’: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem ato no sábado (2)

Cerca de 3 mil mulheres se reuniram em ato no Centro de Porto Alegre | Foto: Joana Berwanger/ Sul21


'Parem de nos matar’: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem ato no sábado (2)

https://www.sul21.com.br/jornal/parem-de-nos-matar-16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres-tem-ato-no-sabado-2/

Da Redação*

Porto Alegre terá, na manhã do próximo sábado (2), uma intervenção que integra a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A Rede Minha Porto Alegre promove a manifestação “Parem de nos matar”, a partir das 10h, no Viaduto Otávio Rocha, no centro da Capital. O evento é aberto e faz parte da campanha Isso é feminicídio e do projeto Mapa do Acolhimento.
Mundialmente, os 16 Dias de Ativismo têm início no Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, 25 de novembro. No Brasil, a campanha acontece desde 2003 e inicia no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras.
De acordo com a Rede Minha Porto Alegre, a campanha na Capital surgiu do contexto falho de políticas para as mulheres que a cidade possui atualmente: sem contar com uma Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e com uma casa abrigo para vítimas de violência que não comporta a procura. O Conselho Municipal de Direitos das Mulheres não foi empossado e não tem sede, enquanto o Centro de Referência Márcia Calixto não segue a norma técnica nacional. Além disso, o Rio Grande do Sul ainda não aderiu ao Protocolo Latino-Americano de Investigação de Mortes Violentas  de Mulheres por Razões  de Gênero.
Assim como a Minha Porto Alegre, diversos grupos e organizações participam da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres propondo atividades. São eles: 8M Porto Alegre, Bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, Coletivo Feminino Plural, Movimento de Mulheres Olga Benário, Ocupação Mulheres Mirabal e União Brasileira de Mulheres (UBM), dentre outros.
As atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo ocorrem até 16 de dezembro em diversos pontos de Porto Alegre e Canoas.
*Com informações da Rede Minha Porto Alegre

INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...