quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O Crime de charlatanismo não existe mais?


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1693434404022508&set=a.441815109184450.103339.100000678931565&type=3&theater
por Marcelo Ramos
11 de setembro 

O Crime de charlatanismo não existe mais?
 
Quando o Ministério Público fará alguma coisa contra os falsos religiosos que o praticam de forma continuada, pois todos os dias invadem canais de televisão, mostrando mendigos que viraram milionários e dizendo que isso não tem nada a ver com a economia do país?
Aludindo a casos isolados e duvidosos para iludir a uma grande maioria, com uma crença ligada ao enriquecimento financeiro e não espiritual. Hipnose de massa também pode ser uma arma de destruição de vidas, destruindo a subjetividade das pessoas na medida em que delegam para elas a plena responsabilidade por tudo que lhes acontece sem o devido balizamento de sua colocação no contexto social, econômico, histórico e de classe do país. A teologia da prosperidade cria uma quadrilha de sectários dispostos a tudo para comprovar que seu orientador está correto. Transformaram Jesus Cristo em chefe de quadrilha, uma vez que ele perdoa tudo, desde que lhe sejam dizimistas fiéis com a devida intermediação dos verdadeiros criminosos.
Toda ciência econômica, social e psicológica é utilizada e ao mesmo tempo subvertida na lógica do discurso de controle de massas aplicado a pessoa carentes de cultura, educação, saúde e mesmo de algumas condições humanas básicas, como saneamento, segurança e a dignidade de um emprego.
Como podem estas pessoas em condições tão precárias se defender contra seres tão poderosos e inescrupulosos? Não é possível aferir o estrago subjetivo ? Ou apenas pactuamos com este forte mecanismo de amortização de conflitos sociais relacionados a consciência política, mas cuja pulsão (incapaz de ser direcionada para os agentes sociais responsáveis por sua causa, devido ao enuviamento e confusão gerados pelo incessante bombardeamento dos discursos pseudo científicos e portanto ideológicos, propagados por uma mídia com interesses próprios e ligados aos mesmos interesses das elites dominantes) é redirecionada para atos de criminalidade comum e de crescimento das instituições criminosas e ligadas ao narcotráfico ?
É conveniente fazer o mais fraco se sentir culpado por forças que ele, absolutamente, não pode controlar, na medida em que lhe inculcam o sentimento de que tudo depende unicamente de sua própria vontade, bastando querer... A crueldade deste discurso vai muito além do simples charlatanismo pois atinge pessoas incapazes de se defender contra as armas/argumentos que lhes direcionam.
Por isso tantos políticos participaram na inauguração do Templo de Salomão, celebrando a sinergia que se cria entre a corrupção do político e o charlatanismo das instituições religiosas inescrupulosas. Enquanto um rouba o futuro das pessoas sem lhes dar as condições básicas para sua existência digna o outro aparece como um urubu, sentindo o cheiro da carniça para se refestelar com o que sobra desta miséria, impedindo que se crie nas pessoas a consciência e as ações que seriam capazes de reverter esta situação.



INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...