sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Caro torcedor do software livre


Free Software Foundation
*tradução automática 
*via e-mail
Leia on-line:  
https://www.gnu.org/philosophy/hackathons.html

Por que hackathons deve insistir em software livre

Caro torcedor do software livre,

Hackathons são um método aceitável de dar apoio da comunidade para projetos de desenvolvimento digitais. A comunidade convida desenvolvedores para participar de um evento que oferece um ambiente encorajador, alguns recursos úteis, e a oportunidade de trabalhar em projetos úteis. A maioria dos hackathons escolher os projetos que irão apoiar, com base em critérios estabelecidos.
Hackathons encaixar o espírito de uma comunidade na qual as pessoas tomam uma atitude de cooperação e respeito para com o outro. O software que está de acordo com este espírito é software livre (libre), livre como em liberdade . software grátis carrega uma licença que dá aos seus utilizadores (incluindo programadores) liberdade de cooperar. Assim, hackathons fazer sentido dentro da comunidade de software livre. Projetos de design de hardware também pode e deve ser livre.
O respeito pela liberdade não pode ser tomada como garantida. Pelo contrário, estamos rodeados por empresas que descaradamente liberam software proprietário (não-livre), disponível para uso somente àqueles que vai render ao seu poder. Estas empresas desenvolver software como um meio para dominar e controlar os outros .
sucesso prejudiciais dessas empresas inspira desenvolvedores jovens a seguir o seu exemplo, desenvolvendo os seus próprios programas ou projetos de hardware para dominar usuários. Eles às vezes levar seus projetos para hackathons, buscando o apoio da comunidade, rejeitando o espírito da comunidade: eles não têm intenção de voltar a cooperação para a cooperação. Hackathons que aceitem a presente minar o espírito de comunidade que eles se baseiam.

Alguns hackathons perversos são dedicados especificamente para ajudar a computação de algumas empresas: em alguns casos, europeus e bancos canadenses e Expedia . Enquanto eles não dizem explicitamente, os anúncios dar a impressão de que eles pretendem promover o desenvolvimento de algum software não-livre, e que os participantes são destinadas a ajudar esses projetos não-caridade.
Esses exemplos mostram quão baixo os hackathons inclinação pode deslizar. Vamos voltar ao caso mais comum de uma maratona hacker que não é especificamente comercial, mas aceita projetos que são proprietárias.
Quando um desenvolvedor traz um projeto para uma maratona hacker, e não diz se ele estará livre, que não é aberta oposição ao espírito de comunidade, mas isso prejudica esse espírito. Hackathons deve fortalecer o espírito de comunidade que se baseiam, ao insistir que hackathon projectos comprometer a libertar de acordo com esse espírito.
Isso significa que os desenvolvedores dizendo: "Então, que você merece o nosso apoio e ajuda, você deve concordar em dar à comunidade a utilização dos resultados do seu projeto em liberdade, se você nunca considerá-los bom o suficiente para usar ou lançamento."
Como participante hackathon individual, você pode apoiar este princípio: antes de entrar em qualquer projeto hackathon, pergunte: "O que licença que você vai publicar este em Quero ter certeza que esta será livre (libre) antes de juntar-se em desenvolvê-lo?". Se os desenvolvedores do projeto dizem que eles vão escolher a licença mais tarde, você poderia responder que você vai escolher mais tarde se quer participar. Não seja tímido - se os outros ouvir esta discussão, eles podem decidir seguir o mesmo caminho.
Para ver quais licenças são licenças livres, consulte a lista de licença GNU . A maioria das licenças "open source" são livres, mas algumas licenças de código aberto são nonfree porque eles são muito restritivas .
Firmeza por indivíduos tem um efeito, mas uma política do próprio hackathon terá um efeito maior. Hackathons deve pedir a cada projecto participando a promessa de seguir esta regra:
Se você nunca liberar ou usar este código ou design, você vai liberar o código-fonte sob uma licença livre (libre). Se você distribuir o código na forma executável, você vai fazer que o livre (libre) também.
Muitos hackathons são patrocinados ou hospedados por escolas, que é uma razão adicional que deve adoptar esta regra. O software livre é uma contribuição ao conhecimento público, enquanto o software não-livre retém o conhecimento do público. Assim, o software livre compatível com o espírito da educação, enquanto que o software proprietário se opõe a ela . Escolas devem insistir para que todo o seu desenvolvimento de software é software livre, incluindo o de hackathons que eles suportam.
Feliz Hacking,
Richard M. Stallman
Presidente
Free Software Foundation
Enviado da Free Software Foundation,
51 Franklin St , Fifth Floor
Boston, Massachusetts 02110-1335
ESTADOS UNIDOS

INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...