terça-feira, 19 de setembro de 2017

19 de setembro - este blog, Paulo Freire e meu pai





A amiga Verônica Callado envia-me estes banners acima com frases de Paulo Freire via whatsapp, relembrando que hoje é o aniversário de Paulo Freire, mesmo dia de meu pai que faria 101 anos hoje. 
E este blog faz 9 anos hoje também! Data muito importante pra mim e pra muitos que admiram a obra e o grande homem Paulo Freire!

Este blog sempre caminhou com a gentil e espontânea colaboração de amigos daqui da web e até alguns de fora da web. Desde seu início a proposta seria esta, de que as pessoas enviassem, poemas ou artes pra cá.

Paulo Freire está presente na minha vida desde 1977 por ai... quando na faculdade não se podia ir fundo em sua obra, pois a ditadura  bloqueava tudo... era triste... tivemos de passar por estes tempos tenebrosos e atualmente outra vez parece que as podridões da ditadura andam ressuscitando com descaramento total...

Também por causa de Paulo Freire virei blogueira há 10 anos, e consegui ver melhor a minha realidade e a do mundo, ler o mundo como dizia P. Freire, ler o mundo o máximo que se puder, até o ponto de saber que nada é como o ego da gente sonhava!

Descobri graças a Paulo Freire, que se professores  não enxergarem sua própria opressão, dificilmente poderão formar, educar crianças, jovens ou adultos livres!

Ahh, a liberdade!! esta que andei lutando por ela nestes 10 anos de blogs, como é difícil alcançá-la!
De repente um Tsunami de porcarias fascistas nos atacam... e ai nos sentimos mais formiguinhas do que antes, porque como lutar contra esta avalanche de coisas retrógradas e limitadoras? como?

Só absurdos...e se meu pai ainda estivesse vivo... nossaa!!
Meu pai e Paulo Freire foram e ainda são grandes pra mim, mas sei, que ninguém pode ser perfeito sendo humano! Cada um faz o que pode, alguns tentam fazer  o máximo, outros fazem bem menos porque possuem muitos privilégios e assim caminha a humanidade aos trancos e barrancos!

Está muito difícil prosseguir ... está complicado... a vida chega em pontos onde tudo parece estar hiper intrincado, porque as raízes do fascismo se multiplicam por todos os lados, inclusive em nossa vizinhança! É muito triste ainda se constatar que muitos ainda só pensam em seus próprios umbigos.
Que muitos perdem todos seus direitos e outros não estão nem ai e ainda lucram com a situaçao!

Ainda sou uma mulher de meia idade ou passando dela, de classe média ou pós classe média, que não ganha um tostão pra fazer este blog e que já está em crise financeira desde o ano 1998, professora desempregada desde 2006, desenhista que não vende desenho algum, e que já tem a crise como companheira há tempos, esta sou eu, uma "fracassada" deste mundo torto. Em 2016 fiz um concurso para trabalhar no SESC, passei, mas até hoje não me chamaram, se um dia chamarem, será tarde demais.

Agradeço aos amigos que colaboram aqui com o blog, direta ou indiretamente, abraços.

Nadia Gal Stabile
SP, 19 de setembro de 2017


INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...