quinta-feira, 27 de julho de 2017

Rossini Tavares de Lima e o Museu do Folclore

 

Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima





Mantido pela Associação Brasileira de Folclore, entidade sem fins lucrativos, o Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima  é particular e mantém um acervo resultado de pesquisa de campo, principalmente realizadas pelos alunos do falecido professor que o fundou e tem seu nome.
Seu acervo é constituído de peças atualmente em uso em vários lugares do Brasil, referentes à arte popular, utensílios, vestuários, objetos religiosos, musicais etc. Não se trata de um museu apenas histórico.
Tem entre suas finalidades o de conscientizar as pessoas na valorização de nossas tradições e objetos, usos e costumes e, consequentemente, a nossa cultura.
Atualmente tem como diretora executiva Maria do Rosário Tavares de Lima.
Endereço: Casa do Sertanista à Praça Ênio Barbato, s/n, Caxingui, Butantã, São Paulo. Telefax: (11) 3721-8671

 
 
 
​Rossini Tavares de Lima -  Cadeira n° 39
Fundador ​Rodolfo Josetti
     
 
Historiador e folclorista, Rossini Tavares de Lima nasceu em Itapetininga, São Paulo, a 25 de abril de 1915. Iniciou seus estudos de piano e de teoria musical com seu pai, Mozart Tavares de Lima. Diplomou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Fundou e dirigiu a revista Folclore, participando também da criação do Centro de Pesquisas Folclóricas Mario de Andrade. Ocupou o cargo de professor de história da música e de folclore nacional no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Foi colaborador dos seguintes jornais: Jornal da Manhã, Correio Paulistano, Folha da Manhã, Roteiro, Planalto, A Noite, e das revistas Ilustração, Hoje e Leitura. Foi fundador da Academia Paulista de Música, redator de arte do jornal A Gazeta, comentarista musical da Rádio Gazeta. Foi fiscal de ensino musical do Serviço de Fiscalização Artística da Secretaria de Governo, membro da comissão de ensino da Fundação Armando Alvares Penteado e membro do Conselho Nacional de Folclore.

Em 1947 organizou, no Centro de Pesquisas Folclóricas do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, um pequeno acervo de objetos folclóricos. O acervo cresceu por ocasião das comemorações do IV centenário da cidade de São Paulo e se transformou na Exposição de Artes e Técnicas Populares, mais tarde Museu de Artes e Técnicas Populares. Com a constituição da Associação Brasileira de Folclore, em 1960, passou a se chamar Museu de Folclore de São Paulo. Por fim foi renomeado como Museu do Folclore Rossini Tavares de Lima, em homenagem ao seu criador.

Escreveu, entre outras obras: Manifestações folclóricas em São Paulo, para o livro de Ernâni Silva Bruno: São Paulo, e Terra e povo, editado em Porto Alegre em 1967, Notas sobre pesquisas do folclore musical, São Paulo, 1945, Folclore nacional, São Paulo, 1946, Ai, eu entrei na roda, 50 rodas infantis, São Paulo, 1947, Poesias e adivinhas, São Paulo, 1947, ABC de folclore, São Paulo, 1952, Da conceituação do lundu, São Paulo, 1953, Melodia e ritmo no folclore de São Paulo, São Paulo, 1954, Folguedos populares de São Paulo, São Paulo, 1954, O Folclore na obra de escritores paulistas, São Paulo, 1962, O Folclore do litoral norte de São Paulo, Rio de Janeiro, 1968 e Folclore das festas cíclicas, São Paulo, 1971.

Faleceu em São Paulo, em 05 de agosto de 1987.


http://www.abmusica.org.br/academico.php?n=rrossini-tavares-de-lima&id=885

*Livros de Rossini Tavares de Lima:

ABECE DE FOLCLORE

autor: Rossini Tavares de Lima

editora: Martins Fontes - Martins

SINOPSE
O leitor encontrará no Abecê de folclore um painel representativo do que compõe a cultura popular brasileira. O estudante, além disso, encontrará informações que contribuirão para a sua formação intelectual. Isso tem garantido o sucesso das várias edições deste livro.
No Abecê entramos em contato com a Ciência do Folclore como defendia Rossini , com os conceitos e metodologias que norteiam as pesquisas nessa área.
O estudo da música, da linguagem e da literatura folclórica é apresentado mostrando a sua importância no panorama cultural brasileiro, e os contos populares recebem tratamento destacado.
Além disso, o capítulo sobre a presença do folclore na nossa literatura colonial merece atenção especial do leitor.
Por fim o "Pequeno Dicionário Musical", que encerra o Abecê de folclore, é uma preciosidade enquanto registro de época.
J.G.M.G.
DADOS DO PRODUTO
título: ABECE DE FOLCLORE isbn: 9788533618138 idioma: Português encadernação: Brochura ano de edição: 2003 edição:
http://www.travessa.com.br/abece-de-folclore/artigo/72f34767-0db0-47b6-947b-c27917da82bc

A CIENCIA DO FOLCLORE

autor: Rossini Tavares de Lima

editora: Martins Fontes - WMF


SINOPSE
A teoria da cultura espontânea formulada por Rossini Tavares de Lima é a resultante de uma experiência vivenciada ao lado do povo cantante, dançante, contador de estórias e causos, supersticioso e profundamente religioso, temente a Deus e a forças adversas, imaginárias na maioria das vezes. As características do brasileiro são aqui reveladas pelos seus usos e costumes, pelos seus 'modos de pensar, sentir e agir'. Sua formação musical teve papel decisivo para as análises que nos legou das cantigas e na classificação dos instrumentos musicais folclóricos. O livro constitui um verdadeiro roteiro para todos aqueles que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre os métodos de pesquisa, a elaboração de questionários para entrevistas com informantes, a análise e a interpretação de dados e o estudo do folclore em textos eruditos.
DADOS DO PRODUTO
título: A CIENCIA DO FOLCLORE isbn: 9788533619104 idioma: Português encadernação: Brochura formato: 13,7 x 20,8 páginas: 246 ano de edição: 2003 ano copyright: 2003 edição:

http://www.travessa.com.br/a-ciencia-do-folclore/artigo/a026d664-d912-4509-8f37-b677e6a0041a

INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...