segunda-feira, 24 de julho de 2017

Meu pai não era perfeito




Dizem que falar de nossa aldeia é algo bom...
Meu pai não era perfeito, nunca escreveu livro algum, não deixou nada pra colocar juízo em seus descendentes. Meu pai lia a Folha de São Paulo todos os dias e o Estadão aos domingos. Assistia o tele jornal da Tv Globo e até as novelas da Globo por osmose, porque minha mãe assistia a todas.
Por isso, talvez, não encontraram tempo, nem condições, para escrever livros...e portanto as mensagens deles ficaram perdidas...os netos nunca mais poderão saber quem eram seus avôs!
A família de classe média média progrediu, porém, este progredir financeiramente às vezes não tem nada a ver com evoluir em outros sentidos!
A luta pela sobrevivência, pelo evoluir financeiramente, deixa pouco tempo para outras coisas mais relevantes.
Lembro sempre de um vídeo que conheci aqui na internet, sobre crianças separadas de seus pais, de aldeias rurais, para irem estudar na cidade, o que ocorria é que os jovens perdiam o elo de ligação com suas raízes culturais, e colocando no lugar somente a luta insana pela sobrevivência, ou pela corrida atrás de dinheiro.
Nossas maiores dores podem ser amenizadas se pudermos contar uma história sobre elas, dizia Clarice Lispector, se foi ela mesma quem disse isto, tudo bem, senão...
As maiores dores da gente quase sempre são em relação as pessoas que amamos muito, nossos pais, por exemplo. Então, sofremos pelas opções equivocadas que eles fizeram, ou pela falta de opções... e por conta disto, tantos males foram causados...Conhecer a realidade a fundo, estar nela, não se fazer de cego, e tentar corrigir erros, para isto precisamos entender que precisamos estudar, sermos humildes, ir na biblioteca e contar com a ajuda da bibliotecária que está lá para nos mostrar caminhos. Minha sogra era bibliotecária, morreu faz um ano, morreu de repente, tinha 81 anos e saúde equilibrada, mas numa certa noite... foi-se!! Ninguém pode prever o dia em que irá desta pra melhor! Então, sempre é bom deixar mensagens vitais para filhos, netos, sobrinhos e etc.
A educação tem esta missão grandiosa...tecer redes entre os mais novos e os mais velhos, sem isto...as famílias perdem o que de mais valioso poderiam ter.
Meu pai não era perfeito, mas eu pude assimilar bem suas qualidades e defeitos para tentar não errar como ele e os acertos, dou graças... devo muito a ele!

Nadia Gal Stabile - SP, 24 07 2017

 *Foto acima tirada por mim em 1987 - Meu pai trabalhando, ele era projetista mecânico, torneiro, fresador. Fabricava máquinas e ferramentas numa oficina de fundo de quintal.

INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...