quinta-feira, 1 de junho de 2017

Morre Jacque Fresco aos 101 anos - Movimento Zeitgeist e Projeto Vênus : O Resumo [Legendado]



 https://shifter.pt/2017/05/jacques-fresco/
Morreu Jacque Fresco, um dos homens do futuro
Jacques Fresco morreu esta semana aos 101 anos.



https://www.youtube.com/watch?v=3Rsseq6wwdc



Enviado em 23 de fev de 2011
Este filme contém uma entrevista com Peter Joseph, o realizador dos filmes da internet "Zeitgeist: The Movie", "Zeitgeist: Addendum" e "Zeitgeist: Moving forward", que tiveram milhões de visualizações online. É também entrevistado o designer industrial e engenheiro social Jacque Fresco, o arquitecto do Projecto Vénus. O Movimento Zeitgeist é uma organização voluntária global que serve como o braço activista e de comunicação do Projecto Vénus. Este descreve-se como uma "organização defensora da sustentabilidade" e é focado em aumentar a consciencialização para uma mudança social global, transitando de uma sociedade baseada num sistema monetário para uma organização social nova e sustentável denominada "Economia Baseada em Recursos".

https://www.youtube.com/watch?v=2LCE9wtsuyw

*filme completo : Zeitgeist: Addendum - 2008

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacque_Fresco


Jacque Fresco (Brooklyn, 13 de março de 1916 - 18 de maio de 2017[1]) foi um autodidata projetista industrial, engenheiro social, escritor, professor, futurologista, inventor[2][3][4] que trabalhou numa grande variedade de áreas desde inovações bio-médicas a sistemas sociais totalmente integrados. Ele acreditava que suas ideias beneficiariam um maior número de pessoas e dizia que algumas de suas ideias vieram dos anos de sua formação durante a Grande Depressão.[5]
O Projeto Venus iniciou-se em meados dos anos 70 por Fresco e sua parceira, Roxanne Meadows. O filme Future by Design foi produzido em 2006 descrevendo sua vida e trabalho. Ele escrevia e ensinava extensivamente sobre assuntos desde o holístico projeto de cidades sustentáveis, eficiência energética, gerenciamento de recursos naturais e automação avançada, focando nos benefícios que irão trazer à sociedade.[3][6]


Vida, invenções e carreira

Juventude

Jacque Fresco cresceu em Bensonhurst, no Brooklyn no seio de uma família de Judeus Sefarditas.[7] Por não ter interesse nenhum na educação formal, Fresco, segundo ele próprio, largou a escola aos 14 anos.[8] Durante essa época, costumava passar seu tempo livre na biblioteca local, onde investigava assuntos do seu próprio interesse. [9] O talento de Fresco em atuação o levou a ganhar um prêmio em uma competição dramática em Nova York. Fresco também desde cedo expressou suas aptidão artística em pintura e desenho.
Posteriormente, Fresco se referiu à pobreza que vivenciou durante a infância durante a Grande Depressão como influência na sua atitude perante a sociedade. [10] Fresco participou, durante a juventude, da Liga Comunista da sua cidade. No entanto, após uma discussão com o presidente da Liga durante um encontro, Fresco foi "enxotado" após dizer em voz alta que "Karl Marx estava errado!" [11] Na década de 30, passou a se dedicar à Tecnocracia. Foi durante essa época que também iniciou sua carreira como designer estrutural.

Trabalhos anteriores

Ele trabalhou para várias companhias e em muitos diferentes campos como consultor técnico para a Motion Picture Industry, instrutor de design industrial na Art Center School, em Hollywood, California. Em Los Angeles, ele foi colega e sócio de trabalho do psicólogo Donald Powell Wilson.
Em 1942, Fresco criou a Revell Plastics Company (Agora Revell-Monogram) com Lou Glaser, embora ele depois tenha deixado para prosseguir com suas outras ideias, trabalhando diversas vezes em pesquisa e desenvolvimento aeroespacial, arquitetura, design eficiente de automóveis, métodos de projeção de sistema de cinema 3D, e design de equipamento médico onde ele desenvolveu uma unidade de raio-X tridimensional entre outras coisas.

O Projeto Venus

Ver artigo principal: Projeto Venus

Durante a construção do centro de pesquisa do Projeto Venus. (1979-1981)
O Projeto Venus foi iniciado em 1975 por Fresco e Roxanne Meadows em Venus, Flórida. Seu centro de pesquisa é uma propriedade de 21 acre (85,000 m2) que contêm várias construções de seu design, onde eles trabalham em livros e filmes para demonstrar seus conceitos e ideias. Fresco produziu um extenso número de modelos em pequena escala baseados em seus desenhos, bem como várias edificações construídas com base em seus conceitos de simplicidade, sustentabilidade e estética. Com edifícios em forma de domo altamente resistentes e eficientes, separados por lagos, jardins e trilhas projetados de maneira que de uma construção não seja possível ver a outra, dando a oportunidade à frequentes visitantes de vislumbrar um pouco do mundo do amanhã de Fresco. O Projeto Venus foi incorporado em 1995.
O projeto foi fundado na ideia de que a pobreza é causada pela sufocação do progresso da tecnologia, causada pelo sistema econômico mundial baseado no lucro e nas instituições conservadoras que nele se apoiam.
Fresco pensava que se o progresso da tecnologia fosse exercido independente da necessidade de lucro, poderiam ser postas em prática maneiras (já prontas e à inventar) de multiplicar e aproveitar melhor os recursos naturais da terra, criando assim uma economia baseada em recursos que eliminaria a escassez e permitiria que ninguém sofresse de privações. Esta abundância récem-descoberta reduziria a tendência humana à dependência, corrupção e à ganância. Sem privações e sem a alienação do próprio potencial de criação perante a necessidade de lucro, as pessoas seriam livres para criar e desenvolver seus projetos pessoais, ajudando, assim, no desenvolvimento de toda a comunidade. Fundamental para o projeto, é a eliminação do atual sistema monetário e sua substituição por uma "Economia baseada em recursos". A existência de dinheiro, como dito no filme Zeitgeist Adendum, é ligada à existência de crimes, corrupção, pobreza, poluição, guerras, escassez e outros problemas contemporâneos.
De acordo com uma entrevista de 2008 com Fresco e Meadows, a falta das "credenciais" de Fresco, torna difícil para ele ganhar influência em círculos acadêmicos. Ele dizia que quando universidades o convidam pra falar, geralmente não lhe dão tempo necessário para explicar seus pontos de vista.
Morreu em 18 de maio de 2017, aos 101 anos.

O Movimento Zeitgeist

Ver artigo principal: O Movimento Zeitgeist
O Projeto Venus é mostrado no documentário de 2008, Zeitgeist: Addendum, https://www.youtube.com/watch?v=2LCE9wtsuyw como uma possível solução para os problemas globais explicados no filme. O filme foi premiado no 5º Festival Anual de filmes ativistas, em Los Angeles, California em 2 de Outubro de 2008, vencendo seu maior prêmio, e ele foi lançado online gratuitamente no Google Video em 4 de Outubro de 2008. Após o filme Zeitgeist, o movimento de mesmo nome foi fundado pelo autor do documentário, inicialmente para atuar como braço ativista na promoção dos objetivos e propostas do Projeto Venus, tomando direções diferentes posteriormente, o que fez com que, no ano de 2011, o Projeto Venus rompesse a afiliação oficial que tinha com o movimento.

Economia baseada em recursos

Um dos temas principais de Fresco é seu conceito de uma economia baseada em recursos que substitui a necessidade da economia monetária orientada à escassez, que temos atualmente. Fresco argumenta que o mundo é rico em recursos naturais e energia, e que - com a tecnologia moderna e a eficiência - as necessidades da população global podem ser atendidas com a abundância, e ao mesmo tempo remover as limitações atuais de que o que é considerado possível devido às noções de viabilidade econômica.
Ele dá um exemplo pra ajudar a explicar a ideia: "No começo da 2ª Guerra mundial, os Estados Unidos tinham meros 600 aviões de caça. Nós rapidamente superamos esse pequeno fornecimento ao produzir mais de 90.000 aviões por ano. A questão no começo da Segunda Guerra Mundial era: Nós temos os fundos para produzir os implementos requeridos para guerra? A resposta era não, nós não tínhamos dinheiro suficiente, nem tínhamos ouro suficiente, mas nós tínhamos mais do que recursos suficientes. Estavam disponíveis recursos que fizeram os Estados Unidos alcançarem a alta produção e eficiência necessária para vencer a guerra. Infelizmente isto só é considerado em tempos de guerra."
Jacque Fresco foi membro do Movimento Tecnocrata por vários anos. Porém, há muitas diferenças entre as ideias de Jacque e aquilo que o movimento Tecnocrata pensa. Jacque não se considera um "tecnocrata".(...)

INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...