sábado, 11 de fevereiro de 2017

LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS


https://lojaeditoraescala.wordpress.com/tag/libras/






A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua.
A LIBRAS possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Decretada e sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei N° 10.436, no seu artigo 4º, dispõe o seguinte:
"O sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente".



   Dicionário Digital
A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC) produziu o Dicionário Digital na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no formato CD-Rom. Foram distribuídos cerca de 15 mil dicionários para todo o País. Espera-se que cerca de 50 mil estudantes de escolas públicas brasileiras utilizem o material.
O CD-Rom apresenta as palavras em movimento na Língua de Sinais. Este produto foi criado para auxiliar a capacitação de professores que irão trabalhar com alunos deficientes auditivos do Ensino Fundamental.
Outro material de suporte para o ensino-aprendizagem da LIBRAS é o Dicionário Enciclopédico Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira (Português, Inglês e Língua de Sinais), elaborado pelo professor Fernando César Capovilla, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (em versão impressa).
Composição do Dicionário de LIBRAS
Publicado pela Edusp, o Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira apresenta dois volumes, num total de 1.620 páginas. Contém três capítulos introdutórios, um corpo principal de sinais, um dicionário Inglês-Português, um índice semântico, três capítulos de Educação e três de Tecnologia em Deficiência Auditiva.
Preparação
Durante cerca de cinco anos foram elaboradas pesquisas no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com o apoio de várias organizações e professores especializados da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos. O dicionário foi aprovado após inúmeras reuniões e aperfeiçoamentos no Laboratório de Neuropsicolingüística Cognitiva Experimental da USP.
Prêmio Jabuti 2002
Pela sua relevância, o Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira foi indicado pela Câmara Nacional do Livro ao Prêmio Jabuti 2002, na categoria de Melhor Livro de Educação e Psicologia.

   Links
Dicionário de LIBRAS Ilustrado (CD-Rom). Governo do Estado de São Paulo. http://www.saopaulo.sp.gov.br/hotsite/libras/index.htm
Língua Brasileira de Sinais. AJA - Associação do Jovem Aprendiz. http://www.libras.org.br
Legislação referente a Língua Brasileira de Sinais. http://www.libras.org.br/leilibras.htm
Dicionário LIBRAS. http://www.dicionariolibras.com.br/website/index.asp
Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira. http://integracao.fgvsp.br/ano4/8/noticias.htm
Secretarias dispõe de dicionários de LIBRAS. Último Segundo. IG. 26/09/2002. http://ultimosegundo.ig.com.br/useg/vestibular/artigo
/0,,930013,00.html

São Paulo lança Dicionário Digital da Língua Brasileira de Sinais. Último Segundo. IG. 26/09/2002. http://ultimosegundo.ig.com.br/useg/notgerais/artigo/
0,,929885,00.html

MEC lança dicionário digital para deficientes auditivos. PC News. IDG Now. 16/10/2002. http://idgnow.terra.com.br/idgnow/pcnews/2002/03/0051
Para mais informações clique em AJUDA no menu.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ees_a.php?t=001




https://www.youtube.com/watch?v=8oJMm-lD7BA




https://www.youtube.com/watch?v=E-bvakuPYSI






INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...