quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Celebridade da Venezuela anuncia protesto contra Temer na abertura da Rio-2016




Alejandra Benitez é símbolo do chavismo na delegação venezuelana. Reprdoução

Celebridade da Venezuela anuncia protesto contra Temer na abertura da Rio-2016


http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/olimpiadas/2016/celebridade-da-venezuela-anuncia-protesto-contra-temer-na-abertura-da-rio-2016-52qzwemnblebyfu7hqxqvanhf/?utm_source=facebook&utm_medium=midia-social&utm_campaign=gazeta-do-povo&utm_content=olimpiada


Uma das atletas mais influentes da Venezuela, a esgrimista Alejandra Benitez, 36 anos, está no Rio para disputar sua quarta Olimpíada e também para defender suas posições como “política, mulher e de esquerda”.





  Ex-ministra do Esporte (entre 2013 e 2014) no governo de Nicolás Maduro e deputada pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (de 2010 a janeiro deste ano), Alejandra está entusiasmada com os Jogos do Rio, mas prepara uma forma de protestar na cerimônia de abertura, na próxima sexta-feira (5).

Na Vila Olímpica, neste domingo (31), ela disse à reportagem que não acenará para o presidente interino, Michel Temer (PMDB), que estará nas tribunas do Maracanã, durante o desfile das delegações.
“É triste que não tenha havido um apoio mais contundente à companheira Dilma [Rousseff]. E, neste momento dos Jogos, não se pode fazer nada porque ela não vai estar lá na cerimônia de abertura”, disse a atleta que sempre foi ligada ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.
“Lamento porque pensava que ia passar pelo estádio e iria saudar a Dilma, como presidente da república. Mas agora há um golpista. Eu não vou saudá-lo, por exemplo, porque é um golpista. Não sei se todos os venezuelanos vão, mas eu não vou. Passarei diretamente porque ele é um golpista, e os golpistas são antidemocráticos. Eu sou pela democracia e pela justiça. Queria ver a Dilma, e não vou a saudá-lo”, afirmou.



A atleta já declarou admiração pelos ex-presidentes Lula e José Mujica, do Uruguai. “É terrível o que vemos. Um golpe de estado que estão legalizando. Eu, como mulher, acredito que também foi um ato machista, algo patriarcal, contra a mulher. Na política, o homem acredita que deve se impor ante a mulher, e que ela não tem méritos por estar lá”, disse, quando questionada sobre o processo de impeachment instaurando contra Dilma Rousseff.
“Me incomoda. Dói, afeta, sim. Porque sou política, sou mulher e sou de esquerda. Aconteceu comigo também. No mundo dos dirigentes esportivos eles creem que os homens devem ter domínio absoluto e as mulheres só servem para acompanhá-los. Eu sigo na política, trabalhando no meu trabalho social, no partido socialista”, completou.
Três vezes prata em Jogos Pan-Americanos, ela esteve nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012, onde conseguiu a 15ª colocação, sua melhor em uma edição.
No Brasil desde a semana passada, ela não fez críticas à vila onde os atletas estão hospedados e elogiou a receptividade dos brasileiros.
“O espírito aqui é único. Quando chegamos ao Brasil, para nós, é como estar em casa. As pessoas são amáveis, querem ajudar em tudo. É um trato especial. Estou aproveitando e esperando o dia mágico, 8 do 8 [agosto]. Um dia especial. É difícil conquistar uma medalha, mas não é impossível”, explica a atleta que anunciou a aposentadoria após os Jogos de Londres, em 2012, mas depois voltou atrás.





Ensaio sensual da esgrimista: cartaz de musa. Reprodução
“Agora não vou dizer que é a última. Melhor esperar”, disse, rindo, ela que tem no currículo diversas produções fotográficas em revistas masculina, tendo-lhe sido dado o apelido de “ministra sexy”.
Na história dos Jogos Olímpicos, a Venezuela tem apenas 12 medalhas no total, sendo duas de ouro. Nos Jogos do Rio, a ex-ministra diz que a delegação pretende conseguir ao menos três medalhas. Ela aposta no atletismo, no boxe e na esgrima.
“O apoio ao esporte continua igual apesar do problema econômico do país. Talvez os esportes que não são olímpicos podem ter sido mais afetados porque é ano olímpico. Mas acredito que todos os atletas tenham recursos para as competições, logístico. O esporte ainda é prioridade no país. Como uma ferramenta social, está claro que é prioridade nacional”, concluiu Alejandra.

Não vou saudar um golpista, diz atleta venezuelana sobre Temer

http://enioverri.com.br/nao-vou-saudar-um-golpista-diz-atleta-venezuelana-sobre-temer/

 



INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...