segunda-feira, 4 de julho de 2016

A teoria da alienação em Marx ganha nova tradução - Boitempo Editorial






  A teoria da alienação em Marx ganha nova tradução


István Mészáros, o mais importante herdeiro intelectual do filósofo húngaro György Lukács e um dos principais pensadores marxistas da atualidade, publicou este excepcional estudo - A teoria da alienação em Marx - em 1970. Desde logo o livro tornou-se referência para os interessados em melhor compreender um tema crucial de nosso tempo: a problemática da alienação.

 

Contra os enormes equívocos com ressonâncias estruturalistas que seccionavam a obra marxiana em tantos "cortes epistemológicos" - teses que encontravam acolhida naqueles idos -, Mészáros mergulhou corajosamente nos escritos fundamentais de Marx para, de modo criativo e original, recuperar a riqueza, a densidade, a complexidade da temática e para demonstrar ad nauseam os inúmeros traços de continuidade na obra marxiana. Sua desenvoltura em relação a esse autor e seus diálogos com o pensamento clássico e contemporâneo antecipavam o domínio enciclopédico e a radicalidade do jovem pensador marxista.

 

Sua repercussão foi imediata: a primeira tiragem inglesa esgotou-se em poucos meses. Com A teoria da alienação em Marx, Mészáros venceu ainda o meritório Deutscher Memorial Prize, na Inglaterra, e viu sua publicação tornar-se leitura obrigatória em quinze países, de doze línguas diferentes. Nossos leitores poderão, agora, lê-lo em nova tradução, nesta muito bem cuidada edição da Boitempo.

 

Texto de orelha por Ricardo Antunes

Nova tradução

A teoria da alienação em Marx


István Mészáros


Coleção Mundo do Trabalho


R$ 59,00


Quando A teoria da alienação em Marx foi publicado pela primeira vez, em 1970, seu autor, o filósofo húngaro István Mészáros, já enfatizava a necessidade de se pensar sobre os efeitos nocivos da globalização capitalista. Passados mais de 35 anos, o livro, agora relançado pela Boitempo em nova tradução, mantém sua atualidade ao mostrar que a crença nesse sistema como solução para nossos problemas socioeconômicos é mais um sinal de seu caráter alienante: “a verdade incômoda” – argumenta Mészáros – é que a crise estrutural do sistema do capital “se aprofunda com o passar do tempo, acarretando destrutividade para todo domínio vital”. Esta obra é uma tentativa de transcender esse impasse. Como? Mostrando de que forma o capitalismo interfere em nossa capacidade de autocontrole e nos aliena das forças produtivas que ele esgota em seu “desígnio fetichista de expansão incontrolável”. Dividido em três partes que explicam as origens e a estrutura da teoria marxiana, aspectos da alienação e a importância contemporânea da teoria da alienação de Marx, o livro traz um estudo profundo dos Manuscritos econômico-filosóficos do pensador alemão, se contrapõe à divisão entre o “jovem” e o “velho” Marx e se encerra com uma reflexão sobre a crise na educação.


Ficha técnica


Título: A teoria da alienação em Marx

Título original: Marx's Theory of Alienation

Autor: István Mészáros

Tradução: Nélio Schneider
Apresentação: Maria Orlanda Pinassi

Orelha: Ricardo Antunes

Número de páginas: 296

Preço: R$ 59

ISBN: 978-85-7559-497-1

Coleção: Mundo do Trabalho

Editora: Boitempo

Autores | ver todos


István Mészáros
István Mészáros nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1930. Gradou-se em Filosofia na Universidade de Budapeste, onde foi assistente de György Lukács no Instituto da Estética.
Compartilhe |

Deixou o país após o levante de outubro de 1956 e exilou-se na Itália, onde trabalhou na Universidade de Turim. Posteriormente, ministrou aulas nas universidades de Londres (Inglaterra), St. Andrews (Escócia) e Sussex (Inglaterra), além de na Universidade Nacional Autônoma do México e na Universidade de York (Canadá). Em 1977, retornou à Universidade de Sussex, onde recebeu, catornze anos depois, o título de Professor Emérito de Filosofia. Permaneceu nessa universidade até 1995, quando se afastou as atividades docentes - mesmo ano em que foi eleito membro da Academia Húngara de Ciências. É reconhecido como um dos principais intelectuais marxistas contemporâneos e recebeu, entre outras distinções, o Deutscher Memorial Prize, em 1970, por A teoria da alienação em Marx, o título de Pesquisador Emérito da Academia de Ciências Cubana, em 2006, e o Premio Libertador al Piensamiento Crítico, em 2008, concedido pelo Ministério da Cultura da Venezuela, por sua obra O desafio e o fardo do tempo histórico. Atualmente vive em Ramsgate, na Inglaterra. Sobre sua obra, a Boitempo publicou: Para além do capital (2002), O século XXI (2003), O poder da ideologia (2004), A educação para além do capital (2005), O desafio e o fardo do tempo histórico (2007), Filosofia, ideologia e ciência social (2008), A crise estrutural do capital (2009), Estrutura social e formas de consciência, v. I e II (2009 e 2011), Atualidade histórica da ofensiva socialista (2010), A obra de Sartre (2012), O conceito de dialética em Lukács (2013) e A montanha que devemos conquistar (2015).

http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/Titulos/visualizar/a-teoria-da-alienacao-em-marx



INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...