Acho uma ofensa as instituições levarem a cabo uma ação desse gênero, levar um ex-presidente dessa maneira, com a polícia invadindo a casa dele às 6h
Foto: Wilson Dias/Fotos Públicas (4 de maio de 2015)
Foto: Wilson Dias/Fotos Públicas (04/05/2015)


Renato Janine Ribeiro, filósofo, professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo e ex-ministro da Educação no governo Dilma Rousseff, condenou veementemente a forma como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado para depor nesta sexta-feira (4). Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal invadiram a casa e outros imóveis do ex-presidente às 6h, em uma ação que corre em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Lula foi conduzido coercitivamente para depor em sede da PF no Aeroporto de Congonhas. 
“Estou muito chocado. É uma situação escandalosa. Nunca, jamais um ex-presidente ou pessoa com cargo importante deve ser levado dessa forma, com condução coercitiva para depor. Lula não tem mais cargo no governo, mas um ex-presidente não pode ser tratado como um meliante. Se ele vier a ser condenado por algo, ainda assim deve ser respeitado o seu direito.
Em casos com pessoas dessa patente, sempre é marcado um horário para que isso ocorra.  Essa ordem só pode ter partido por dois caminhos: ou ódio ou vaidade de quem ordenou, com base em um conteúdo político discriminatório da direita.
A melhor forma de conduzir uma condenação é dar [ao acusado] todos os direitos. Isso acontece na Inglaterra de forma exímia. Aqui, com essa série de golpes baixos fica essa imagem de não esclarecimento.
No caso do Mensalão, por exemplo, devido ao jeito que foi conduzido, não fez ninguém mudar de ideia. Quem era contra o PT assim continuou, quem achava o processo injusto, assim ficou.
Leia também
A política e a perda do discurso ético


Tags: , , , , , , , ,
 
 
 
 
 
 VEJA TAMBÉM:
 
 
ASSINAR EM : DESTITUIÇÃO DO CARGO DE JUIZ FEDERAL DO DR.SÉRGIO MORO
https://secure.avaaz.org/po/petition/CNJ_Conselho_Nacional_de_Justica_Destituicao_do_cargo_de_Juiz_Federal_do_Dr_Sergio_Moro/?fxakKfb&pv=0