sábado, 19 de março de 2016

Nota Pública #JuventudePelaDemocracia

 

Nota Pública #JuventudePelaDemocracia

https://www.oximity.com/article/Nota-P%C3%BAblica-JuventudePelaDemocra-1?utm_campaign=it&utm_source=it-5-folDig&utm_medium=email



por NINJA
 
Nenhum passo atrás! Garantir a democracia é vital para as juventudes!

A efetivação dos direitos juvenis requer o funcionamento pleno da democracia. Por essa razão, o acesso à justiça e a democratização das comunicações estão entre os eixos prioritários da plataforma política do Fórum das Juventudes da Grande BH, lançada em agosto de 2014.
O projeto genocida em curso no Estado brasileiro envolve a manutenção histórica de uma institucionalidade racista e autoritária, marcada por seletividade do sistema de justiça, com o encarceramento em massa de negros e pobres; truculência e repressão como modelo de segurança pública, com a prática recorrente de abusos, tortura e outros crimes pelas polícias; e controle econômico dos meios de comunicação convencionais, que se prestam a propagar preconceitos e estereótipos que contribuem decisivamente para a reprodução das desigualdades sociais. Essa realidade de suspensão da ordem democrática, denunciada há décadas pelos movimentos negros e populares, afeta a população negra e periférica de forma brutal, com consequências macabras para as juventudes.
A atual situação política e social do país aponta para o agravamento desse quadro, mediante a ruptura de procedimentos e princípios que atingem o cerne do Estado Democrático de Direito, o que ameaça toda a sociedade brasileira. Retrocessos institucionais certamente significarão perdas ainda maiores para a juventude negra e periférica, que já não tem seus direitos fundamentais devidamente protegidos pelo Estado.
Manifestamos nossa posição em favor da investigação rigorosa das denúncias de corrupção envolvendo setores do governo, partidos de oposição, empresas e agentes públicos. Repudiamos a manipulação de informações, a incitação à violência e as arbitrariedades cometidas por operadores do Poder Judiciário e sua associação perversa com a mídia, em uma escalada que configura, a cada dia, crescentes e alarmantes ataques ao regime democrático. Defendemos a radicalização da democracia como valor e exercício a serem preservados na convivência cotidiana e nas diversas instituições. Reivindicamos políticas públicas para a inclusão real de jovens, mulheres, negras/os, pobres, lésbicas, gays, transexuais, pessoas com deficiência e outros grupos subalternizados.
Que o nosso desejo de profundas transformações sociais não se apague em momentos de crises políticas. Que as nossas lutas se fortaleçam!

Quem somos
O Fórum das Juventudes da Grande BH é uma rede formada por ativistas autônomas e organizações que defendem os direitos juvenis, com foco no enfrentamento à violência contra as juventudes. Nossa atuação é pautada pelo respeito à diversidade, aos direitos humanos e à democracia. Somos uma articulação não governamental, suprapartidária e não confessional.

Conheça nossa plataforma política: http://juventudescontraviolencia.org.br/plataformapolitica/

 



INÍCIO 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...