quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

VIA CASAL SOARES BRANDÃO



*arte de Ibis Soares Brandão

 
Conversa no Facebook sobre o "CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DE GOIÁS":
 
Ibis Soares Brandão 
9 h · 

Comentário do acadêmico Amaral Vieira II no mural do seu FB: 
"Excelente o seu posicionamento, Otavio! Nesse contexto, eu gostaria de citar um trecho do livro “O Homem Medíocre”, filósofo e sociólogo ítalo-argentino José Ingenieros (1877-1925), para quem a originalidade é geralmente vista pelas mentes estreitas como um defeito imperdoável:
- Todos os inimigos da diferenciação vêm a sê-lo do progresso. O sentido comum é coletivo, eminentemente retrógrado e dogmatista; o bom sentido é individual, sempre inovador e libertário. Os igualitários coletivistas não suportam que alguém se sobressaia. O sucesso alheio passa a ser uma agressão ao rebanho. Os adeptos da rotina medíocre são intolerantes com a heterogeneidade, defendem-se de qualquer centelha original como se fossem crimes as diferenças.
Durma-se com um barulho desses... Estou curioso por saber se o diálogo anunciado de fato ocorrerá algum dia. Forte abraço, Otavio, conte sempre com a minha solidariedade!"

 Otavio Soares Brandao
22 h ·

RESPOSTA AO MEMBRO TITULAR DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DE GOIÁS: 

Sacha Witkowski Maestro Otavio Soares Brandao, tenho demandas enormes e urgentes que não podem passar. Não estou entrando muito aqui no face (infelizmente, pq sei que ajuda). Você mesmo viu in loco como nós estamos atendendo prontamente lá no CCON. Penso que você foi bem atendido por mim e por todos lá. Suas questões encaminhadas a mim fogem a minha alçada. Eu não posso intereferir na avaliação de uma comissão de música com profissionais da área (agora se não é do gosto de alguns dái vem a critério). O máximo que poderia fazer é olhar os pareceres. Os projetos de música foram avaliados por profissionais que se cadastraram em um edital de parecerista aberto ao Brasil todo. Os recursos foram avaliados por outros membros da comissão de música.
Não posso emitir opinião de mérito a favor ou contra quaisquer projeto - penso e gosto de seguir uma ética. Quem me conhece sabe.
Descurtir · Responder · 1 · 9 h
 

Sacha Witkowski
Sacha Witkowski Outra informação: O CEC foi quem coordenou todas as comissões, portanto o CEC coordenou a comissão de música e está ciente de todos os pareceres. Sobre o parecer do Profissional Ricardo Tacuchian, entendo que é importante, mas ao invés de eu levar ao CEC que nada poderá fazer (uma vez que houve a escolha de parecerista por edital e este não é credenciado) eu posso é enviar um e-mail ao mesmo para se cadastrar para ser avaliador no edital de 2016. O parecer do Sr. Ricardo servirá como informação e não como decisão de uma aprovação para o fundo. Se isso acontecer será ingerência , concorda?
Descurtir · Responder · 1 · 9 h
 

Sacha Witkowski
Sacha Witkowski Mais uma vez lhe convido a ir no CCON e conversar comigo, como faço com todo mundo, sem distinção. Abraço
Descurtir · Responder · 1 · 9 h · Editado
 

Otavio Soares Brandao
Otavio Soares Brandao Sacha Witkowski
Sacha Witkowski, Obrigado pelas respostas. É evidente que você não pode interferir na avaliação de uma comissão de musica. Claro que eticamente você não pode opinar sobre os méritos dos projetos. Minha critica jamais foi esta. O que chamei atenção, em nome da credibilidade deste edital do fundo de cultura do Estado de Goiás, é que as criticas contundentes de ícones de nossa musica (Ricardo Tacuchian e Amaral Vieira) não podem , segundo o meu ponto de vista, ficar sem respostas. O CEC (Conselho Estadual de Cultura) pode e deve levar em consideração estas críticas mesmo não sendo credenciados, porque são notórios saber em que o credenciamento é dispensável. Deveria sim levar em consideração, porque como afirmei é INDICIO de irregularidade. Eu não mandaria jamais um email para os icones da musica brasileira Ricardo Tacuchian e Amaral Vieira para se cadastrarem como avaliadores no edital de 2016, pois - com todo o respeito - juiz de comarca não tem autoridade e tampouco capacidade de avaliar juiz do Supremo Tribunal Federal. Eu, respeitosamente, os convidaria afirmando que seria uma grande honra porque os pareceres deles prestigiariam e dariam credibilidade às avaliações do Fundo de Cultura. Você não é musico, mas posso lhe afirmar que qualquer musico lhe aconselharia a fazer o mesmo. Você tem razão em afirmar que o parecer do “senhor” (corrijo: Doutores acadêmicos ) Ricardo Tacuchian e Amaral Vieira são informações e não podem ser entendidas como decisão de aprovação para o fundo. Concordo que seria uma ingerência, mas reafirmo - dado o notório saber de ambos - que o parecer deles constituem indícios de irregularidades e desta maneira devem ser levadas em consideração. Obrigado pelo convite. Irei logo que possível e terei prazer de dialogar com, mas chamo-lhe atenção que na primeira fase do edital você me convidou pela redes sociais, e até recentemente não havia demonstrado o mínimo interesse em estabelecer um dialogo comigo. Eu, como todos os agentes e artistas que atuam em Goiás, tenho - por motivos óbvios - todo interesse que o Fundo de Cultura seja um sucesso. As minhas criticas tem somente como objetivo corrigir os equívocos do edital, visando a credibilidade e o sucesso do Fundo De Cultura e com isto o bom nome da gestão cultural do Estado de Goiás.
Para finalizar lamento profundamente seu lapso em não nomear no seu texto o acadêmico Amaral Vieira, outro grande ícone da música brasileira.
Abraço, sucesso e Feliz ano novo!


*sobre o casal Soares Brandão, acessar links daqui do blog, a seguir:

http://sarauxyz.blogspot.com.br/2013/01/soares-brandao-o-piano-schaefferiano.html

http://sarauxyz.blogspot.com.br/search?q=Soares+Brand%C3%A3o


https://www.facebook.com/otavio.soaresbrandao/posts/471544383046700?fref=nf




 *mais comentários colocados por Ibis nos comentários desta postagem no dia 02 01 2016


COMENTÁRIOS DOS ACADÊMICOS RICARDO TACUCHIAN E AMARAL VIEIRA
 
Amaral Vieira II  

Caro Otavio e cara Ibis, muito agradecido por defenderem de modo contundente a integridade das pessoas que demonstraram estranheza em relação aos critérios adotados na avaliação do seu projeto (nesse caso, Ricardo Tacuchian e eu). As considerações de Ana Guiomar Rêgo Souza parecem um tanto evasivas, mas tem ela evidentemente o bom direito de manifestar como bem quiser a sua opinião. Engana-se ela ao afirmar que ninguém fora de Goiás está interessado no Fundo de Cultura de Goiás (que não pode nem deve ser tratado como um feudo dissociado do que está acontecendo nos demais estados brasileiros). Mantenho a minha convicção de que o seu projeto merece ser avaliado, com a máxima seriedade, por pessoas da mais alta qualificação artística. No que me diz respeito, considero o assunto esgotado e encerrado. Abraço amigo e renovados votos de um Ano Novo prolífico e vitorioso.

Ricardo Tacuchian
Ricardo Tacuchian Subscrevo as sensatas palavras de meu amigo Amaral Vieira. Vamos nos preparar para novas aventuras neste Ano Novo.

Ibis Soares Brandão
Queridíssimos Amaral Vieira e Ricardo Tacuchian, Eles se esquecem de que os criadores e protagonistas constituem uma TRIBO como os elétrons descritos na fisica quântica: mexeu com um mexeu com todos, mesmo estando distantes anos luzes um do outro,. CONTINUAREMOS NOSSO COMBATE CONTRA aA MEDIOCRACIA. Não temos nada contra os medíanos, afinal são também filhos de Deus, mas eles não têm o direito de ser hegemõnicos.



INÍCIO


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.
    Franz Kafka
    Feliz de quem tem uma companheira como voce Nadia Stabile.

    ResponderExcluir
  2. COMENTÁRIO DOS ACADEMICOS RICARDO TACUCHIAN E AMARAL VIEIRA
    Amaral Vieira II Caro Otavio e cara Ibis, muito agradecido por defenderem de modo contundente a integridade das pessoas que demonstraram estranheza em relação aos critérios adotados na avaliação do seu projeto (nesse caso, Ricardo Tacuchian e eu). As considerações de Ana Guiomar Rêgo Souza parecem um tanto evasivas, mas tem ela evidentemente o bom direito de manifestar como bem quiser a sua opinião. Engana-se ela ao afirmar que ninguém fora de Goiás está interessado no Fundo de Cultura de Goiás (que não pode nem deve ser tratado como um feudo dissociado do que está acontecendo nos demais estados brasileiros). Mantenho a minha convicção de que o seu projeto merece ser avaliado, com a máxima seriedade, por pessoas da mais alta qualificação artística. No que me diz respeito, considero o assunto esgotado e encerrado. Abraço amigo e renovados votos de um Ano Novo prolífico e vitorioso.

    Ricardo Tacuchian
    Ricardo Tacuchian Subscrevo as sensatas palavras de meu amigo Amaral Vieira. Vamos nos preparar para novas aventuras neste Ano Novo.

    Ibis Soares Brandão Queridíssimos Amaral Vieira e Ricardo Tacuchian, Eles se esquecem de que os criadores e protagonistas constituem uma TRIBO como os elétrons descritos na fisica quântica: mexeu com um mexeu com todos, mesmo estando distantes anos luizes um do outro,. CONTINUAREMOS NOSSO COMBATE CONTRA aA MEDIOCRACIA. Não temos nada contra os medíanos, afinal são também filhos de Deus, mas eles não têm o direito de ser hegemõnicos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...