sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Mapeando o paradigma pós-capitalista emergente e seus principais pensadores

https://www.facebook.com/claudio.estevamprospero/posts/10205483763594176?comment_id=10205483811115364&ref=notif&notif_t=comment_mention

*via Claudio Estevam Próspero

Internetocracia - Brasil
8 h · São Paulo ·
Mapeando o paradigma pós-capitalista emergente e seus principais pensadores - “Nós não vivemos em uma era de mudança, mas em uma mudança de eras”
(...) Para pensadores como Jan Rotmans e Michel Bauwens esta mudança de eras é semelhante à Revolução Industrial, na segunda metade do século 19, e caracterizada por transições em vários campos. Em poucas palavras, as nossas sociedades enfrentam três grandes pontos de ruptura:
1 – Uma mudança na ordem social, de uma sociedade central, controlada hierarquicamente, para uma sociedade horizontal, descentralizada e baseada em uma unidade de trabalho de baixo para cima.
2 – A estrutura econômica em mudança: onde no passado as organizações burocráticas eram necessárias para produzir produtos baratos, na nova economia digital é possível desenvolver produtos e serviços localmente em pequena escala.
3 – Uma mudança nas relações de poder: onde a influência política e as economias de escala determinavam acesso aos recursos, hoje o conhecimento e a informação também são acessíveis fora das instituições políticas e sociais.
Seguindo esta análise, é com o objetivo de alcançar novas perspectivas que nós da blaqswans.org queríamos pintar um grande quadro do paradigma pós-capitalista emergente, sustentado por relações interpares (peer-to-peer) e nas dimensões colaborativas. Nós começamos a mapear vários domínios para ir além da evidência anedótica de que tal ou tal iniciativa está aventurando-se em compartilhamento de carros ou troca de casas. (...)

*para ler na íntegra acessar: http://blog.movimentozeitgeist.com.br/MAPEANDO-O-PARADIGMA-POS-CAPITALISTA-EMERGENTE-E-SEUS-PRINCIPAIS-PENSADORES/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...