segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CETIC - TIC - o acesso e uso de computador, Internet e dispositivos móveis

http://cetic.br/

 

Saiba Mais Sobre o Cetic.br


Com a missão de monitorar a adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) – em particular, o acesso e uso de computador, Internet e dispositivos móveis – foi criado em 2005 o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).
O Cetic.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet do Brasil (Cgi.br). Por meio do Cetic.br, o NIC.br e o CGI.br realizam sua atribuição de promover pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da Internet no país.
Dentre os objetivos do Cetic.br, está a elaboração de indicadores e a condução de pesquisas relacionadas ao acesso e uso das TIC no Brasil. O processo de pesquisa é estruturado de forma multi-participativa, contando com um grupo de mais de 200 especialistas da academia, organizações sem fins lucrativos e do governo, que colaboram voluntariamente com a definição metodológica e processo de análise dos resultados das pesquisas.

Para garantir a comparabilidade internacional dos dados produzidos, são adotadas metodologias de pesquisa que têm por base orientações metodológicas e parâmetros estabelecidos por uma série de organismos internacionais multilaterais. Entre eles estão a União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Instituto de Estatísticas da Comissão Europeia (EUROSTAT) e a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL).
A publicação regular dos resultados tornou-se fundamental para avaliar o impacto socioeconômico das TIC e, dessa forma, facilitar a elaboração e o monitoramento de políticas públicas, bem como a produção de pesquisas acadêmicas.
A repercussão nacional e internacional do Centro também é cada vez maior, gerando parcerias com organismos internacionais e instituições acadêmicas e de pesquisa de dentro e fora do Brasil. Com a criação do Centro Regional UNESCO, o Cetic.br posiciona-se também como referência para a capacitação em pesquisas TIC e o compartilhamento de conhecimentos sobre o desenvolvimento da sociedade da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...