terça-feira, 28 de julho de 2015

OCUPAÇÃO PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO DESPEJADA, ENCONTRA ABRIGO NOUTRA OCUPAÇÃO

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2015/07/14/interna_brasil,586520/familias-despejadas-mudam-para-outras-ocupacoes-em-sao-paulo.shtml





http://redeemancipa.org.br/2014/08/nota-de-apoio-da-rede-emancipa-a-ocupacao-plinio-de-arruda-sampaio/


Os protestos que incendiaram as ruas do país em junho de 2013 não ficaram restritas ao aumento da passagem, mas tomaram corpo nas periferias na luta por direitos sociais que ao longos dos anos tem sido negados à população.
O Grajaú, distrito do extremo sul de São Paulo, é um exemplo. Nos últimos dez anos o Grajaú foi campeão em número de moradias desapropriadas. A região, que hoje conta com quase 400 mil habitantes, sofre um acúmulo de tensões sociais que são reflexos de problemas estruturais da cidade. O transporte precário e insuficiente soma-se a alta no preço dos aluguéis, impulsionados pelo bolsa-aluguel que faz os olhos do mercado imobiliário se encherem de ganância. A região também sofre um inchaço decorrente da migração de famílias que viviam em áreas mais centrais e também foram expulsas pelos altos preços do aluguel. Não tendo para onde crescer e fazendo divisa com a a represa Billings, as moradias se multiplicam nas áreas de risco, com casas praticamente dentro da água, somando o problema urbano ao ambiental e recomeçando o ciclo de desapropriações.
Em julho de 2013, essa bomba de indignação explodiu, concretizando-se em um fenômeno de  dezenas de ocupações na região. Neste processo nasceu o movimento “Nós da Sul”, construído por movimentos sociais da região, entre eles o cursinho popular Vladimir Herzog, o  cursinho do Grajaú.
A Rede Emancipa tem como princípio lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, entendendo que o jovem excluído pelo vestibular já teve uma série de outros direitos negados ao longo da sua vida, portanto democratizar o acesso à Universidade também passa pela luta por direito à cidade, moradia, transporte e educação de qualidade.
Por isso a Rede Emancipa apóia a nova ocupação Plínio de Arruda Sampaio, que acaba de nascer impulsionada pelo movimento Nós da Sul e está ao seu lado nesta luta por direito à moradia e reforma urbana!

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,pm-acompanha-reintegracao-de-posse-no-grajau,1724838

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...