quarta-feira, 20 de maio de 2015

PELO SIM, PELO NÃO... - Otávio Martins




PELO SIM, PELO NÃO... 


Otávio Martins



Olhem, têm vezes em que a dúvida é tanta, em que, nalguns momentos parece, terei de dizer sim, noutros, ao mesmo tempo, parece, terei de dizer não. À primeira vista, parecem ser duas coisas distantes, diferentes. Não, não são. Querem ver?



Estou caminhando por uma vereda, tranquila por todo o caminho que percorri. De repente, uma bifurcação. Num primeiro momento, penso que estou numa tremenda sinuca. Nada. Logo, logo, afirmo (a mim mesmo): “Pelo sim, pelo não, vou trilhar a da esquerda.” E, lá vou eu. Na maioria das vezes em que isso me aconteceu, tanto faria eu ter pegado a da direita ou a da esquerda. Elas dariam, e deram, no mesmo lugar. Nem se sabe se o outro caminho (pelo qual não passei) seria melhor ou pior. Então, pelo sim, pelo não... ,



Cheguei desta vez, juro, cedo em casa. Cedo, com relação a outras chegadas. Mas, certamente, era cedo. Minha mulher perguntou: “O que houve?”, pelo sim, pelo não... , respondi que os amigos haviam ido embora mais cedo. “E as amigas?”, continuou o interrogatório. Pelo sim, pelo não... , respondi que todos haviam saído mais cedo para as suas casas. O bar ficara vazio, resolvi, também, vir para casa. “Ah! Primeiro, os amigos, depois, os de sua casa?” Pelo sim, ou pelo não, não tinha saída. Eu estaria perdido. Não haveria resposta que desse fim àquele mal estar. Virei as costas e fui para o banho, dando de ombros. Lá no chuveiro, matutava como iria me comportar para responder outras perguntas que viriam. Só porque, desta vez, vim mais cedo para casa. Lamentei. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Consolei-me. Logo a seguir, achei a resposta, tava na cara (de pau).



Vamos, conte, e as amigas?” Respondi, saindo do banho, hoje o bar não parecia o mesmo desses últimos dez anos. Quase um lamento. Nem amigos e nem amigas, todos sumiram. Por mim, pode até fechar. Pelo sim, pelo não, achei a resposta.



http://balaacobaco.blogspot.com.br
 https://www.facebook.com/otaviomartinsescritormusico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...