sexta-feira, 15 de maio de 2015

EDUCAÇÃO E AUTONOMIA - AOS EDUCADORES E PROFESSORES

Parece mesmo que tudo tem sua hora.
Desde 2005  estou ativa na web, desde a época em que entrei no Orkut. E desde este início entendi que meus desafios não seriam fáceis. Dei muito tempo ao tempo e a mim mesma, tentava sempre ser diferente do que sempre fui. Nesta página do Facebook sobre educação: "Educação e Autonomia", tentei ser muito mais livre e sempre deixar que o tempo trouxesse as pessoas, ou seja, quase nunca convidei pessoas para a página. O que quero dizer com isto é que sem a autonomia, a vontade própria das pessoas de tentarem se melhorar, tentarem se auto educar, nada vai adiante!
A não ética, o polêmico livre arbítrio, a alienação, o fato de nos perdermos de nós mesmos por causa de tantos fatores educacionais, culturais, sociais...parece, nos cobra muita luta para entendermos de verdade o que vem a ser livre e autônomo na vida!
Tive ótimos exemplos aqui na web, de pessoas que se propunham com muita força a se transformarem pra valer, antes de se julgarem dignos de serem bons educadores, bons professores. Não é mesmo simples tomar as rédeas da vida da gente e buscar-se infinitamente,  redescobrir-se, melhorar-se, fortalecer-se para num futuro próximo, não se deixar levar por todas as drogas que o ambiente, o contexto, nos colocam na frente. 
A coisa é seríssima, porque somos exemplos para os outros e para os jovens e crianças, muito mais, e isto ocorre, querendo ou não.
Quando se tem uma doença psicológica a coisa pode ser muito mais complicada, como por exemplo a depressão, que acomete parcela enorme da população mundial. Doenças, quase que em geral, são psicossomáticas, então, dizer doença psicológica, mental ou física, dá tudo no mesmo.
O mundo ocidental tem mesmo ainda, muito o que compreender e assimilar do mundo oriental, porque este dualismo idiota ocidental, está com seus dias contados. Este dualismo paranóico ocidental é ridículo, se tivesse deixado de existir, quem sabe a educação não estaria neste caos, dividindo tudo, deformando as pessoas, as fazendo infelizes! Resumindo, minha luta continua, com doença, sem doença, com mais idade e sempre com muito mais força e determinação.
Como dizem, "Deus dá asas pra quem não sabe voar", com asas, sem asas, com técnica para o voo ou sem, o importante é lutar pela vida digna, e a educação livre e digna é aquilo que ainda teremos de lutar muito para que exista no Brasil. Me parece que todos nós precisamos nos levar mais à sério, e lutarmos pela educação e pelo nosso futuro,
todos... o pouco que você possa fazer, começando por você mesmo, já será muito bom!

Nadia Gal Stabile - 15 05 2015

https://www.facebook.com/educacaoeautonomia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...