domingo, 19 de abril de 2015

PALMEIRAS X CORINTHIANS - CONDICIONAMENTOS OU SOBRE "CÂNCER E MANTEIGA"



Hoje jogam Palmeiras X Corinthians, e apesar do barulho dos rojões e gritarias, cá estou a tentar escrever esta postagem que iniciei ontem.

Agora há pouco  vi uma postagem no Facebook, com um vídeo onde Mário Sérgio Cortella, professor de filosofia, e que foi secretário municipal de educação de São Paulo, sucedendo Paulo Freire, durante  mandato da prefeita Luiza Erundina, entre 1989 e 1992, fala sobre a ética. Diz as frases a seguir para expressar de forma resumida e até divertida o que é ética:

"tem coisa que eu quero, mas não devo,
tem coisa que eu devo, mas não posso,
e tem coisa que eu posso, mas não quero."

Há muito tempo tento entender o que causa comportamentos absurdos nas pessoas por conta dos condicionamentos. Fui fazer uma pesquisa e vi que existem tipos de condicionamentos, nunca estudei psicologia, porém acho que tenho o direito de escrever o que penso e é isto que faço sempre, mesmo sendo absolutamente leiga em muitas coisas. Por exemplo o caso da manteiga, do álcool, do fumo e etc, estas coisas como sabemos, fazem muito mal à saude se as consumimos demais, no entanto, mulheres que adoram manteiga e sabem que comer manteiga demais, pode cooperar com o câncer de mama, se a ciência diz isto, e se mesmo sabendo disto, ainda continuamos comendo... o fumo já se sabe, causa câncer nos pulmões, na boca e etc, as bebidas alcoólicas causam sérios problemas no fígado, além de problemas com acidentes de trânsito e é um dos fatores mais fortes para a violência doméstica. Todas estas coisas, estes hábitos condicionados das pessoas, podem provar que, ou as pessoas são extremamente  auto destrutivas, masoquistas até, ou são robôs burros como alguns dizem, pois os condicionamentos culturais conseguem  produzir absurdos de conduta totais!
Skinner com seu ratinho na gaiola provou coisas  muito importantes na área da psicologia e da neurociência. Outro dia vi documentário da tv alemã em que tratavam de pesquisas feitas com as larvas das moscas de frutas, consistia em emitir sinais luminosos para as larvas, e assim podia-se constatar que os cérebros delas respondia rapidamente a tais sinais, podendo-se ver como funcionam as sinapses cerebrais.
Enfim, a ciência ainda tem longo e custoso caminho pela frente até conseguir entender de verdade o que é o cérebro.
Sempre me pergunto, porque é tão fácil  condicionar as pessoas e tão difícil descondicioná-las, ou porque é tão fácil se deixar condicionar e tão difícil ter a força e a inteligência necessárias para se descondicionar?

Nadia Gal Stabile - 19 04 2015

 *cena do filme Laranja Mecânica de Kubrick


*caixa de Skinner


























 http://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_cl%C3%A1ssico




 http://pt.wikipedia.org/wiki/Burrhus_Frederic_Skinner




http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo


http://scienceblogs.com.br/psicologico/2008/10/skinner-e-a-descoberta-do-condicionamento-operante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...