quarta-feira, 18 de março de 2015

REFORMA AGRÁRIA E OS LABIRINTOS DA INFORMAÇÃO


*fatos históricos por muitas vezes nos surpreendem, negam ideias que tínhamos. a objetividade, a isenção ideológica dos jornalistas e dos historiadores, é algo raro, infelizmente. é como dizem, a subjetividade em todos os ramos da ciência, acontece, e na informação muito mais.

pobreza, reforma agrária e super população em grandes cidades possuem estreita ligação


sabemos que a super população nas grandes cidades tem estreitíssima relação com a reforma agrária, se o povo rural encontra formas de subsistência e vida digna onde vivem, ficam por lá a produzir alimentos cada vez mais necessários para todos, estes que a agricultura familiar produz, mais saudáveis e muito mais diversos e vitais do que os produzidos pelo agronegócio em seus latifúndios injustos e nada úteis para a população geralmente, e muito menos positivo para a natureza, contribuindo com o total desequilibrio da nossa biodiversidade. a transgenia e os agrotóxicos usados exaustivamente pela indústria do agronegócio são um grande crime contra a natureza e contra a humanidade!

outro dia ouvi uma entrevista na tv, este meio de comunicação que atinge 97% dos domicílios brasileiros, houve um período na época da ditadura brasileira em que o setor latifundiário esteve em crise e foi nesta época que ocorreram muitos, o maior índice, de  assentamentos de famílias camponesas através da reforma agrária da história brasileira.

atualmente com esta exploração cruel dos latifundiários no agronegócio, esta globalização desumana e injusta, a reforma agrária e as florestas, estão sendo mesmo, muito prejudicadas e com isso, todo o povo brasileiro sai prejudicado, comendo alimentos envenenados e ainda sofrendo com enchentes ou secas descontroladas.

difícil demais para mim que não sou jornalista e para a maioria das pessoas, encontrar informação confiável sobre a reforma agrária, este tema hiper polêmico e muito inascessível para a população urbana.
fui ao site do INCRA e lá encontrei a história da reforma agrária. leia mais em : http://www.incra.gov.br/reformaagrariahistoria

sobre o MST é hiper difícil afirmar algo porque não tenho quase nenhuma informação sobre o movimento. o triste mesmo é saber que a ministra da agricultura do novo governo Dilma é uma empresária do agronegócio e alguns ministros do STF são latifundiários que acabam com a vida e com as terras de nossos indígenas.

o MST é sempre injustiçado pela grande mídia, que lógico, está sempre atrelada ao grande capital, e por tanto é preciso ser sensato, lúcido, avaliar bem este jogo sujo que reverte valores, faz das vítimas bandidos e age sempre com o máximo fascismo possível, e... justo a mídia televisa, que mais apela e joga sujo, é aquela mais popular, falar em brasileiro é falar em telespectador muito mal informado e manipulado, é desanimador.

enfim, coloco aqui estatísticas sobre a reforma agrária.

nadia gal stabile - 18 de março de 2015

https://www.facebook.com/MovimentoSemTerra

A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e Reforma Agrária
Ariovaldo Umbelino de Oliveira
 A bandeira vermelha se moveu / É um povo tomando posição
Deixe o medo de tudo pra depois / Puxe a faca desarme sua mão
Fique muito tranqüilo pra lutar / Desamarre a linha da invasão
A reforma está vindo devagar / Desembocar no rio da razão
Disparada de vacas e de bois / É o povo tomando posição
É o povo tomando direção.

Zé Ramalho (1)


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000300015


http://m.surgiu.com.br/noticia/113601/peritos-do-incra-denunciam-a-morte-da-reforma-agraria.html


http://m.surgiu.com.br/noticia/113601/peritos-do-incra-denunciam-a-morte-da-reforma-agraria.html



foto de Sebastião Salgado




charge de Latuff







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...