quarta-feira, 2 de maio de 2012

BLOGOSFERA E REDES SOCIAIS - Nadia Gal Stabile

Um breve relato destes meus últimos sete anos na web

*(imagem:Morro Doce, região noroeste-São Paulo-SP, local da última escola que lecionei) 

Em julho de 2007 resolvi ser blogueira,mas desde início de 2005 usava o Orkut. Meu primeiro blog o "Pichações Ciberespaciais", teve como motivação inicial uma grande paixão frustrada e um grande achado intelectual! Helena Singer e seus estudos sobre educação democrática foi este grande achado intelectual,serei eternamente grata a ela e a todos os autores e filósofos que através dela tornaram-se faróis para minha atividade como ativista desde então! Eu era uma professora de artes, concursada na prefeitura de São Paulo, desanimada, desiludida mesmo, com o caos educacional das escolas públicas, e quando encontrei Helena Singer num curso criado por ela lá na Rua Bela Cintra, aconteceu como um grande clarão em minha alma! Caminhos se abriram,um verdadeiro renascimento ocorreu! A paixão frustrada que perdurou por alguns anos era em relação a um antigo amigo dos tempos de faculdade. E posso dizer que paixões na meia idade são duras de serem curadas!(risos) Em setembro de 2008, num belo domingo resolvi criar um blog coletivo inspirada pelos meus queridos amigos poetas do Orkut. Eram eles, Marcelo Roque de São Paulo, Ronaldo Franco de Belém do Pará, Ricardo S.Reis do Rio de Janeiro,e outros e outras que sempre me mostraram seus talentos poéticos! No vídeo que editei pra este blog,a música é de Tom Zé! Outros amigos escritores e jornalistas motivaram esta minha vontade de ter um blog coletivo! Um dos blogs que adorava e que me motivaram a ser blogueira é o blog Cartogramas,que nem sei se ainda existe, só sei que era de uma pessoa do Sul do Brasil, e há um outro que sempre adorei, é o Pimenta Negra, de Portugal. Atualmente passei mais de dois anos usando muito o Facebook, e com ele pude ter outra visão a respeito da web. E sempre ficava a dúvida sobre o porque a blogosfera andar baqueando por causa das tais redes sociais! às vezes me perguntava se eu poderia fazer um paralelo entre Blogosfera/GNU-Linux e Facebook /Windows, e quase sempre achava que este paralelo seria pertinente, já que na blogosfera a motivação é muito mais individual e particular, e corresponde muito mais a iniciativa forte e avassaladora do cara que escreve um blog do que o cara que entra no Facebook e só linca matérias e compartilha postagens de outros! Resumindo este breve relato, continuarei a usar o Facebook somente para compartilhar através de feeds as postagens dos blogs, deste aqui e do blog Modovestir, que é de minha autoria somente. Me parece que o ativismo cultural ainda é algo muito novo pra que as pessoas usuárias de redes sociais possam entender o que seja.É preciso ter sempre em mente que redes sociais sempre existiram, desde que o mundo é mundo! E que atuar nestas redes sociais virtuais querendo seguir padrõezinhos normais,é no mínimo algo muito sem graça!

Nadia Gal Stabile - São Paulo - 02/05/12

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_Doce

Um comentário:

  1. Querida Nadia. Sei que é díficil conciliar a produção e disseminação de conteúdos sobre temas tão importantes como voce faz,com as batalhas pessoais de nossa vida cotidiana.
    Acho que as vezes é bom tirar o pé do acelerador, mas nunca pare. Você tem um talento especial para ser uma aglutinatora de pessoas, um nó que atrai valor ao seu redor, produz e reverberá ideias, é criadora e curadora conteúdos e a internet precisa muito disso. Sei que você não vai parar. Por enquanto parabéns!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...