terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CASO KYLE: PREMIO À LETALIDADE





Caso Kyle: Prêmio à Letalidade
Carlos A. Lungarzo
A competitividade é uma virtude muito louvada pela sociedade de classes, seja ou não capitalista. Seu objetivo é fazer com que os seres humanos, em vez de cooperar fraternalmente para melhorar o mundo, se dividam e concorram uns com outros para aumentar a eficiência de seu trabalho em benefício dos setores dominantes, deixando no caminho pessoas frustradas, valores éticos enlameados e escombros das que poderiam ter sido instituições decentes. Esse espírito de concorrência é exacerbado pela maioria dos prêmios, cuja finalidade é aumentar a eficiência e, portanto, a divisão darwiniana entre os membros da espécie. O setor da sociedade onde prêmios, distinções e condecorações são mais frequentes é o militar.
Nas corporações armadas, os objetivos de premiação são coisas tais como a quantidade de vítimas feitas pelo premiado, a capacidade destrutiva, a habilidade em bombardeios e incêndios, e outros atos de similar sordidez. Para induzir as turvas alienadas a reverenciar estas ações de barbárie e seus trevosos autores, os prêmios são designados com nomes pomposos como “mérito”, “heroísmo”, “bravura”, “patriotismo”, “honra”, e outros conceitos metafísicos e desumanizados.
Premiar os ataques aos direitos humanos é tão velho como a sociedade de classes, que sempre foram sociedades teológicas organizadas.  Já os colonizadores europeus nas Américas davam prêmios aos que matavam índios em geral e negros fugitivos. O mérito dos assassinos se media pelo número de pares de orelhas que os criminosos cortavam dos cadáveres de suas vítimas e entregavam a seus chefes. Os prêmios eram geralmente dados pelas autoridades seculares, pois a igreja preferia as ameaças em vez das gratificações, como cabe a quem tem o poder absoluto sobre céus e terra. Os padres advertiam aos matadores que o extermínio dos infiéis era seu dever e que, se não o fizessem, acabariam no inferno.
Caçadores de negros e índios podiam receber promoções, que eram aumentos de salário quando trabalhavam com “carteira assinada”, mas, nos muitos casos de “frilas”, a recompensa consistia em alguns centavos para cada par de orelhas. Os mais orgulhosos de seu profissionalismo, às vezes entregavam algumas cabeças completas para mostrar aos chefes como eram bons.
Além dos criminosos de estado em tempos de paz (jagunços, forças de grupos especiais, torturadores, atiradores, etc.) estão os criminosos de guerra. A semana passada, um deles atingiu o máximo da fama, ao ser considerado o maior matador com projéteis da história dos EEUU, e o segundo da história mundial.
O suboficial da Terceira Equipe de Mar, Ar e Terra da Marinha dos EEUU (3rd. SEAL, por seu acrônimo em inglês) CHRIS KYLE, nascido no estado de Texas, que teve quatro missões durante a guerra de Iraque, é um dos que ganhou alguns dos mais prezados prêmios à barbárie. Ele recebeu três Estrelas de Prata (o 3º maior prêmio ao “heroísmo” em combate) e cinco Estrelas de Bronze, o 4º maior prêmio à “bravura” em combate e o 9º maior prêmio militar americano (seja ou não em combate).
Kyle recebeu também a maior distinção do Instituto Judeu para Assuntos de Segurança Nacional: o Prêmio de Agradecimento Nacional.
Ele foi o mais letal atirador dos EEUU e o segundo mais mortal do mundo, após Simo Hayha (1905-2002), um militar finlandês que matou 505 soldados soviéticos na Guerra de Inverno (1939-1940). Menos afortunado que Kyle, porém, Hayha foi perseguido durante meses pelos soviéticos que finalmente conseguiram alvejá-lo no maxilar inferior, deformando seu rosto. Incrivelmente, Simo se repôs e conseguiu viver até os 97 anos.
Kyle se gaba de ter executado 255 inimigos, mas o Pentágono só confirma 160, o qual parece ter sido suficiente para ser premiado oito vezes. Também se gaba de ter dado um poderoso murro na cara de um ex-governador de Minnesota que criticava, segundo ele, as guerras e seus promotores, mas tampouco este outro “feito” foi confirmado.
No fundo, Chris Kyle não é tão especial como seus fãs e seus inimigos acreditam. Ele é mais um dos muitos assassinos legais que produzem as forças armadas do mundo desde há 4000 anos, mas sua figura ganhou nestes dias uma enorme fama, por causa da aparição de seu livro American Sniper, uma saga em que relata seus crimes contra os resistentes iranianos.
Sniper é um termo cunhado no século 18 na Índia, usado como apelido para alguns atiradores tão rápidos e precisos que conseguiam matar um snipe (nome genérico para uma família de pequenos pássaros enormemente velozes) em pleno voo. Atualmente, é sinônimo de atirador que usa arma de grande precisão, atira desde distâncias que podem exceder um km, permanece camuflado numa posição escondida, utiliza mira telescópica, e alveja pessoas consideradas inimigas (civis ou militares), em cenários bélicos como cidades ou florestas, mas não, geralmente, em grandes campos de batalha onde se usa fogo convencional. O sniper tem como missão o assassinato individual de inimigos, evitando atingir militares de seu próprio país que estejam lutando contra esse inimigo. Objetivo do sniper é proteger seus irmãos de chacina, matando seletivamente os inimigos próximos, mas não é poupar os civis do país invadido, cujas vidas inspiram nos militares o maior desprezo.

O Currriculum Letal

Kyle é filho de um diácono que atendia uma Escola Dominical em Odessa, Texas. Este nome é dado em algumas seitas cristãs ao local onde, aos domingos, se ensina às crianças a leitura de Bíblia, o que, segundo a versão oficial, ajuda os meninos serem mais felizes e virarem homens valiosos. O pai de Kyle deve ter levado muito a sério seu amor pela educação e pelas crianças, porque deu a seu filho, na sua festa de oitos anos, um brinde espetacular: um poderoso Springfield 30-06, do modelo usado pelos fuzileiros navais durante a Guerra de Coréia, com o qual Chris começou a treinar desde cedo sua sede de sangue matando animais inofensivos. Em harmonia com seu temperamento violento e cruel, ganhou fama posterior como cowboy, até entrar na Marinha americana em 1999. Vide.
A primeira “vitória” de Chris foi atingir a longa distância uma mulher resistente iraquiana, armada apenas com uma granada de mão, que pretendia defender-se de um número não especificado de fuzileiros navais equipados com espingardas. Quando seu chefe lhe ordenou atirar ele duvidou, mas decidiu fazê-lo quando recebeu a segunda ordem: “Eu disse: atira!. Daí em diante, ele nunca mais duvidou em matar quem quer que fosse, desde que pudesse ser chamado de inimigo. Após derrubar a mulher atirou na granada, que explodiu sem ferir ninguém, o que provava que a resistente não teria sido perigosa para o grupo de marines (que eram vários e estavam armados).
Chris encarna o modelo de militar da maior parte dos países. Místico e supersticioso, atribui a Deus a precisão de seus tiros, porque Ele sabe que seus alvos representam o mal e guia com seu infinito poder os projéteis mesmo ao longo de milhares de yards e complexas trajetórias. Fanático racista, considera suas vítimas selvagens e sujas (dirty savages). Munido de uma convicção forte, forjada na fidelidade ao cristianismo, só tem algo do que se arrepender: não ter podido executar ainda mais inimigos.
Kyle interveio ativamente na segunda batalha de Fallujah (dezembro de 2004), onde executou 40 iraquianos que defendiam posições civis de um ataque dos fuzileiros americanos nas ruas da cidade. Sua fama, porém, deslanchou durante um dos vários ataques americanos a Ramadi, onde os resistentes identificaram o sniper e o chamaram “O Demônio de Ramadi”. As forças de defesa de Iraque colocaram sua cabeça a prêmio (equivalente a 20.000 dólares), mas o criminoso serial nunca foi atingido.
Ele retirou-se da marinha em 2009, e montou uma empresa de consultoria para treinar snipers policiais e militares, e dar segurança privada a quem paguasse suas tarifas. Ao deixar a US Navy argumentou que tinha de cuidar mais da sua família.


O Assassino não está Só

A figura de Kyle produziu diversas reações. Ele foi premiado pelo Pentágono, elogiado por jornalistas militares e policiais, e reverenciado por alguns setores fascistoides do lumpen americano. Para os conservadores menos truculentos, foi uma surpresa que Chris não manifestasse nenhuma tristeza pela morte de suas vítimas. Somente para alguns liberais e para a pequena esquerda americana, sua mórbida necessidade de vangloriar-se de seus crimes mereceu alguns mornos sinais de desprezo.
O caso de Kyle mereceu atenção por causa de ele ser “o melhor” justamente num “esporte” que comove mais que qualquer outro nas sociedades militaristas: assassinado. Também o caso preocupa pela enorme propaganda que a indústria editorial e a mídia dos EEUU fazem de quaisquer atos que tratem com banalidade a vida de seus inimigos.
Para sermos justos, Kyle difere de outros atiradores de elite em sua apuradíssima pontaria, uma capacidade puramente motriz, que nada tem a ver com ética nem com ideologia. Kyle é um eficiente atirador, assim como Mike Tyson foi um eficiente lutador de boxe.
Com certeza, milhares de atiradores em exércitos de diversos países e sistemas políticos, têm um cacife ético tão ruim como o de Chris, pois racismo, genocídio e desprezo pela vida alheia não são específicos de nenhuma sociedade, embora possam variar muito de uma para outra: são próprios de mentalidades sociopatas que encontram encaixe perfeito nas instituições militares.
Por outro lado, é necessário ter em conta que durante a guerra do Iraque, os americanos protagonizaram crimes contra a humanidade de exorbitante crueldade. Veja. As FFAA dos EEUU em suas diversas versões atacaram a população civil de Fallujah com gás mostarda, napalm, fósforo branco e outros agentes químicos que deformaram e aleijaram crianças, adultos e mulheres grávidas que transmitirão suas mutilações a seus filhos.
Mesmo atuando em pequena escala, os crimes de muitos militares que fazem bombardeios convencionais podem cobrar mais vidas num dia que um sniper em um ano. Portanto, figuras cujo caráter nocivo é equivalente ou superior ao de Kyle, embora não sua habilidade com as armas, encontram-se por milhares nos exércitos, e seria justo sentar todos eles nos bancos dos réus de crimes de guerra e de lesa humanidade.
No Brasil, algumas organizações estão cogitando a possibilidade de levar Kyle ao Tribunal Penal Internacional, o que lembra a decisão de alguns grupos humanitários de Oriente Médio, incluindo cidadãos israelenses, de processar internacionalmente o comandante Dan Halutz em 2002.
Com efeito, em 23/07/2002, Ariel Sharon parabenizou o comandante Dan Halutz pelo extermínio de várias pessoas (delas, 12 crianças) perpetrado num prédio de Gaza por meio do lançamento no núcleo habitacional de uma bomba de uma tonelada, cuja meta era matar o líder palestino Salah Shehade (o que aconteceu), levando também a esposa, a filha e outros habitantes do edifício, especialmente crianças que dormiam.   
O processo junto à Haia não vingou, mas Halutz ficou como símbolo de crueldade sem limites, o que não seria nenhuma novidade entre as tropas israelenses. Se ele foi escolhido como candidato ao processo internacional por crime contra a humanidade, isso aconteceu apenas porque ele era mais eficiente que os outros, e não porque seu desprezo pela vida do inimigo fosse menor.
Neste sentido, o caso de Kyle parece muito com o de Halutz. Chris aterrorizou muitas pessoas por ser também um “top” em seu estilo de matar, e não porque sua letalidade fosse, em termos absolutos, maior que as de outros militares, como os pilotos que lançaram bombas sobre Gaza e Líbano nos últimos anos.
Outro aspecto que parecer ter chocado na população mais sensível é sua mórbida vaidade ao fazer propaganda de seus crimes, em sua autobiografia best-seller American Sniper. Entretanto, se quisermos punir uma atitude que consiste na apologia do assassinato e representa uma péssima contribuição à educação massiva, deveríamos lembrar que tampouco aqui Chris está sozinho.
De fato, nos últimos anos, um livro brasileiro onde se enaltece a tortura e a brutalidade policial como método para impor “a ordem” nas favelas, teve um grande sucesso, que deflagrou o sucesso ainda maior de um filme baseado nele. Aliás, as duas partes do filme foram os maiores sucessos de público do cinema brasileiro, e até o chefe de estado elogiou o diretor e os atores daquele excelente e bem filmado hino à tortura e o genocídio. Ainda, se quisermos condenar Kyle, também deveríamos ter em conta o que fazem as tropas de Minustah no processo de devastação do Haiti. É claro que o efeito nocivo de um crime não fica diminuído pela existência de outros crimes maiores ou mais próximos, mas pareceria um critério justo encampar todos eles.

Ação Possível

Entretanto, sendo que existe um grupo de pessoas que pretendem condenar Kyle, é importante apoiá-las, porque se não é possível julgar todos os criminosos de lesa humanidade, nem mesmo os maiores, pelo menos o julgamento dos mais famosos pode ser entendido como uma pressão moral para diminuir a barbárie militarista no mundo.
Atualmente, o único local possível para tratar o caso de Kyle é o Tribunal Penal Internacional, cujo promotor chefe é Luis Moreno Ocampo, um jurista argentino que já produziu acusações e ordens de detenção contra os ditadores do Sudão e da Líbia. Nenhuma de ambas teve sucesso, pois Gaddafi foi assassinado e al-Bashir foi protegido pelas forças “democráticas” que encontram interessante seu petróleo.
Neste caso, não será diferente. Os EEUU nunca tem enviado um de seus réus a tribunais internacionais, mesmo quando a própria justiça americana estava contra eles. Além disso, não há jurisdisção sobre os EEUU por parte do TPI. Além disso, a indignação contra Kyle não é muito grande, e os EEUU podem argumentar que a forma de “execução programada” está apoiada por seu Plano Patriota, o que é uma aberração, mas não pode ser, lamentavelmente, modificado pela ONU.
As pessoas interessadas podem mandar suas petições em favor do julgamento de Kyle à sede do ICC (International Criminal Court). As denúncias podem estar escritas em redação livre em qualquer um das principais línguas ocidentais, mas serão mais rapidamente atendidas as envidas em inglês ou francês. O endereço é o seguinte:
Information and Evidence Unit
Office of the Prosecutor
Post Office Box 19519
2500 CM The Hague
The Netherlands
Escritório do Promotor
Unidade de Informação e Provas
Caixa Postal 19519
2500 CM Haia, Holanda
A denúncia pode ser enviada em forma personalizada ao Promotor Chefe (First Prosecutor) Luis Moreno Ocampo, no mesmo endereço.
Usualmente, Moreno Ocampo presta muita atenção às denúncias independentes, mesmo que não tenha possibilidade legal de dá-lhes continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...