Técnica pode encerrar a polêmica a respeito do uso de células-tronco
Técnica pode encerrar a polêmica a respeito do uso de células-tronco
A polêmica em torno do uso de células-tronco pode estar perto de um fim. Um estudo bem sucedido, conduzido no Japão por um cirurgião cosmético, conseguiu aumentar em quatro centímetros a circunferência dos seios de uma paciente usando células-tronco retiradas de tecido adiposo.
Essa pode ser uma boa notícia para a indústria cosmética e para pacientes que tiveram que ter seus seios retirados após tratamentos contra câncer de mama, mas as aplicações para o uso de células-tronco retiradas de células de gordura podem ir muito além da estética.
Testes em pacientes humanos demonstraram que essas células tratam satisfatoriamente uma série de defeitos corporais, aumentam a capacidade aeróbica de pacientes com doenças cardíacas, aumentam a capacidade de bombeamento do coração em pacientes que sofreram ataques cardíacos e reduziram a incontinência em sobreviventes de câncer de próstata em 89%. Testes em ratos ainda demonstraram a melhoria das funções renais.
A empresa de biotecnologia baseada em San Diego, Cyatori Therapeutics, busca aprovação do FDA (Food and Drugs Administration, órgão estadunidense que, entre ourtas coisas, regula licenças para novos tratamentos) para fazer mais testes clínicos com as células. Se conseguir, pode estar na vanguarda da medicina regenerativa, além de encontrar uma solução para o debate ético em torno do uso das células-tronco embrionárias.




http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=26044791