domingo, 24 de outubro de 2010

Notícias ABRADIC - nº113 - Outubro de 2010 (clique aqui para ler)

Nesta edição:

Semana de Ciência e Tecnologia
Glória Kreinz

Divulgação Científica no Séc. XXI:
Poeta do Orkut - Marcelo Roque - O Antes de Tudo

CIENCINE - Astrobiologia

O uso da imagem na divulgação científica: Os Cientistas
João Garcia

SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Glória Kreinz

O tempo corre, ano passa e aqui estamos nós reunidos para mais uma SEMANA DE C & T. Este ano vamos comemorar no Instituto Biológico, também casa de Crodowaldo Pavan e José Reis, a SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA com a amiga Dra. Márcia Rebouças e o Professor Fábio Almeida, aqui da ABRADIC/NJR e do CIENCINE. Isto para não falarmos em todos pesquisadores do Estado de São Paulo que lá se reúnem na ocasião, pois o Biológico é casa deles.

Divulgadores científicos se encontram em diferentes datas, pois como José Reis se acostumou desde as sextaferinas é hábito estes encontros em que surgem as novas entidades e é nestes encontros que sedimentamos o que de bom existe em nosso país para ser levado em frente.

Também é um terreno fértil para avaliarmos nossa produção, e de nossos pares, e levantarmos dúvidas sobre os que pretendem fazer e nada fazem. Sempre lançamos livros nesses encontros, e vamos homenagear Crodowaldo Pavan, como era esperado, com o livro Ciência, Amor, e Poesia, que mistura divulgação científica e poesia, procurando uma linguagem simples, como Pavan gostava. Eu e Marcelo Roque, poeta lido por Pavan, nos esforçamos e acho que conseguimos uma linguagem adequada ao século 21.

O prof. Paolo Zanotto, do ICB/USP,   do NJR, que Pavan tinha como discípulo e continuador, apresenta por meio deste boletim RAINHA VERMELHA, http://scienceblogs.com.br/rainha/ , blog de seu orientando Atila Lamarino, porque acredita como eu que a linguagem dos blogs é uma das conquistas do século 21.Eis então a RAINHA VERMELHA na Semana de C&T.

O Prof. Amâncio Friaça, também do IAG/USP e do NJR participa da palestra/discussão promovida pelo prof. Fábio Almeida, que acontece agora à noite, mostrando que estamos atentos às atividades de divulgação científica de nosso país. Unidos com nossas propostas, somos o atual Núcleo José Reis de Divulgação Científica, fiel ao Projeto de José Reis e de Pavan, dentro da modernidade do século 21.

http://scienceblogs.com.br/rainha/
http://pavanbrasil.blogspot.com/
http://stoa.usp.br/gkdivulga/weblog/
http://www.blogdonjr.wordpress.com/
http://abradic.com/abradic/Bookmark and Share

2 comentários:

  1. OBRIGADA NADIA...DE DIVULGADORA PARA DIVULGADORA, A IDÉIA É ESSA...MANTER A CORRENTE FUNCIONANDO...ESTAMOS NISSO, AMIGA...ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  2. OI GLÒRIA!! abração
    sim, estamos nisso!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...