sexta-feira, 23 de julho de 2010

ENTREVISTA: “Paulo Freire é o mais importante educador crítico lido nos EUA” -Entrevista com Peter MCLaren


Em entrevista exclusiva, o pesquisador canadense naturalizado americano Peter McLaren mencionou que “o humanismo radical de Freire continua a oferecer alguns dos mais importantes desafios às mais brutais políticas e práticas que infectam o mundo hoje”. McLaren é estudioso de pedagogia crítica e leciona na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Graduado na Universidade de Waterloo em Literatura Inglesa, cursou faculdade de Educação na Universidade de Toronto. É Ph.D. em Teoria Educacional pelo Ontário Institute for Studies in Education (OISE). Escreveu inúmeros livros, dentre os quais citamos A pedagogia da utopia (Santa Cruz do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2001) e Pedagogia revolucionária na globalização (Rio de Janeiro: DPA, 2002). Para maiores informações, acesse o site http://www.gseis.ucla.edu/faculty/pages/mclaren/.
IHU On-Line - Qual é a contribuição de Paulo Freira para a Pedagogia Crítica?
Peter McLaren - Paulo Freire é, de longe, o mais importante educador crítico lido nos EUA. Seu trabalho é consistentemente adotado por estudantes em universidades, por professores do ensino fundamental e médio, por estudantes de magistério e por membros de grupos de ação social e de novos movimentos sociais, ou seja, por grupos do setor não-formal. Seu trabalho é encontrado nas aulas, nas universidades, em estudos de alfabetização, na teologia, na pedagogia crítica, e através das ciências humanas.
IHU On-Line - Como atuar, a partir de Paulo Freire, frente às questões que preocupam a humanidade?
Peter McLaren - Antes que possamos agir, devemos nos tornar familiarizados com o trabalho de Paulo Freire e em como está situado na história dos movimentos educacionais progressivos em todo o mundo. O humanismo radical de Freire continua a oferecer alguns dos mais importantes desafios às mais brutais políticas e práticas que infectam o mundo hoje – guerra, imperialismo, globalização capitalista, repressão política, tortura, racismo, patriarcado, homofobia e triunfalismo religioso.(...)


ENTREVISTA: “Paulo Freire é o mais importante educador crítico lido nos EUA” -Entrevista com Peter MCLaren

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...