sábado, 20 de março de 2010

COM LUNGARETTI, USANDO A INTUÍÇÃO PARA REAGIR; GLÓRIA KREINZ DIVULGA, EM NOME DA ROSA


É lógico, até por intuíção,que Celso Lungaretti tem razão no que diz no post anterior...É uma tentativa de escrever a história pela ótica dos vencedores, e isto não vamos aceitar...
Ciro Marcondes Filho propõe como novo método usar a intuição como instrumento para capturar momentos decisivos, marcos de acontecimentos que identificam novos sentidos comunicacionais. Diz:
“O instrumento é a intuição sensível, através do qual permanecemos atentos à apreensão instantânea, à captura do(s) momento(s) decisivo(s), tendo plena consciência de que há uma intuição intelectual anterior ou posterior a essa intuição sensível, marco prioritário na identificação do acontecimento.”
A proposta então é trabalhar os fatos ao nosso redor com nossa intuição sem um planejamento racional, com metas rigidamente planejadas. O ciberespace em que atuamos nos blogs nos dá esta oportunidade, e deixamos a sensibilidade nos guiar, cria ilhas de comunicação realmente humanas no espaço virtual, como esta possibilidade de mostrar o que ocorre na feitura de um vídeo mal intencionado...
Isto é uma grande conquista em um universo maquínico...Sempre é bom pensar em reações e comemorarmos pequenas vitórias...Com você, Lungaretti...

3 comentários:

  1. Glória,

    tanto no caso de Carlos Lamarca quanto no de Cesare Battisti, há um conluio espúrio da burguesia com setores da esquerda para satanizar/criminalizar figuras representativas da primavera de 1968.

    Podemos discutir o acerto ou não da decisão que Lamarca tomou, de executar um prisioneiro para aumentar as chances do seu pequeno grupo de guerrilheiros escapar do cerco de 5 mil militares. Eu, p. ex., discordo dela. Revolucionário sacrifica antes a si mesmo do que a imagem de sua causa.

    Mas, ele não castrou nem obrigou o Alberto Mendes Jr. a engolir os genitais, por um motivo simples: o tenente NÃO foi emasculado.

    E ele só iniciou a relação amorosa com a Iara Iavelberg bem depois de ter mandado a família para Cuba, com inteira razão: tinha de protegê-la das bestas-feras da repressão.

    E ele não "assassinou friamente" um guarda-civil, mas acertou um tiro dificílimo, de 40 metros de distância, para evitar que o policial alvejasse um companheiro.

    E, embora não tivesse brilhante desempenho no curso para oficiais, tornou-se um militar tão destacado que o escolheram para a honorífica missão de participar de missão de paz da ONU no Canal de Suez.

    E ele era atirador tão perfeito que foi o escolhido para ensinar bancárias a utilizarem armas de fogo, numa ação propagandística da ditadura.

    Então, o tal vídeo que está no YouTube e eu denunciei, não traz apenas opiniões que detesto, mas também falsificação de fatos históricos, para denegrir um personagem.

    O mais grave deles é apresentá-lo como um canalha que se livra da família para desfrutar a amante. Isto é crime contra a honra, transcende até a política.

    Mas, a extrema-direita infesta a internet com esse lixo E A GRANDE IMPRENSA VAI ATRÁS, TENDO ATÉ ENCAMPADO ALGUMAS DESSAS FALÁCIAS QUANDO ESTAVA NO NOTICIÁRIO A DECISÃO DA COMISSÃO DE ANISTIA FAVORÁVEL A LAMARCA.

    Sua intuição é boa, Glória. Mas, temos de dar um jeito de reequilibrar os pratos da balança da comunicação.

    P. ex., uma imprensa honesta poderia averiguar cada um dos fatos que levantei aqui. Jamais o fará.

    Pior ainda foi o caso daquelas procurações falsificadas que utilizaram no julgamento italiano do Cesare Battisti.

    A Fred Vargas, usando suas aptidões de arqueóloga e novelista policial, fez uma incrível investigação do caso E REUNIU PROVAS E PERÍCIAS QUE COMPROVAM, IRREFUTAVELMENTE, TER HAVIDO UM CONLUIO, COM A CUMPLICIDADE DA PRÓPRIA JUSTIÇA, PARA DAR CESARE COMO DEFENDIDO NUM JULGAMENTO A QUE FOI SUBMETIDO, NA VERDADE, A REVELIA.

    Isto foi reunido num completo dossiê e traduzido para o português pelo professor Carlos Lungarzo (da Anistia Internacional), que ainda montou uma apresentação em power-point, para tornar tudo mais compreensível e didático.

    TENTEI INTERESSAR A "FOLHA DE S. PAULO", A "ÉPOCA" E A "TV GLOBO", OFERECENDO-LHES EXCLUSIVIDADE. NEM SEQUER RESPONDERAM. NÃO QUISERAM NEM VER O MATERIAL.

    Quero ser mico de circo se algo assim, com a assinatura da maior novelista policial da França, não é notícia.

    Mas, é notícia que não convém aos interesses dominantes.

    Assim como, cobrindo o Caso Battisti, nossa imprensa reproduziu as frases até de inspetores de quarteirão italianos, mas escondeu as dos maiores intelectuais europeus.

    Esse jogo está desigual demais. E ainda não encontramos o caminho para reagir. Fazemos denúncias consistentes, mas a repercussão continua sendo mínima.

    Francamente, não tenho idéia de passo novo que possamos dar. mas, continuaremos oferecendo contrapontos à manipulação das consciências, na esperança de que a água mole acabe furando a pedra dura.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. CALADOS NÃO FICAREMOS...VC TEM RAZÃO...ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA...É O QUE SOMOS...ABRAÇOS CELSO...CONTINUAMOS TENTANDO...COM VC...

    ResponderExcluir
  3. OI GLÓRIA!!! te mandei dois emails, se puder ir lá ler!! abração, Nadia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...