segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SOS - AQUECIMENTO GLOBAL - Transição de Alimento no Século XXI

COM LEGENDA EM VÁRIOS IDIOMAS




Olá, abençoados telespectadores, e bem-vindos hoje ao episódio de Planeta Terra: Nosso Amado Lar. A Soil Association é uma organização verde britânica líder dedicada a promover a produção alimentar sustentável e um meio ambiente melhorado para todos os seres.

A mais recente Conferência Anual da Soil Associação foi realizada em Bristol, Inglaterra e apresentou o tema: "A Transição do Alimento no século 21", com a segurança alimentar mundial e as mudanças climáticas sendo questões importantes da programação.

Atraindo os participantes com um interesse na construção de sistemas alimentares sustentáveis, a conferência reuniu agricultores e produtores rurais, os produtores de alimentos, varejistas, pesquisadores, legisladores e cidadãos comuns.

Durante o evento, os delegados realizaram discussões aprofundadas sobre o atual estado de desequilíbrio do abastecimento alimentar do mundo e das possíveis soluções.

Aqui é Patrick Holden, o Diretor da Soil Association, que falou durante o encontro.

Patrick:
Estamos enfrentando uma crise urgente e temos pouco tempo para nos mobilizarmos de utilizar dez calorias de energia de combustíveis fósseis para produzir cada caloria de alimento, em outras palavras, dependendo da energia solar armazenada, mais de 150 milhões de anos, para operar nosso alimento e sistemas agrícolas.

Não temos tempo e nós precisamos dar o início e esse eu acho que é o desafio da transição, está literalmente levando os nossos alimentos e sistemas agrícolas de sua atual situação precária para algo que é mais resistente.

Apresentador:
Durante o evento, a Sra. Patricia Caroline Lucas, líder do Partido Verde da Inglaterra e País de Gales forneceu sua visão sobre o que exatamente as sociedades em todo o mundo enfrentam em termos de garantir que todos sejam alimentados no futuro.


Caroline Lucas:
Permitam-me resumir o quão vulnerável nosso sistema alimentar é para as rupturas no abastecimento.

Em primeiro lugar, os consumidores britânicos utilizam os alimentos a uma taxa que representa seis vezes mais terra e mar do que está disponível para nós em casa.

Em segundo lugar, o equivalente a 20 Rios Nilo se move anualmente de países em desenvolvimento para países desenvolvidos, apesar de muitos desses países em desenvolvimento terem escassez de água.

Moderna produção alimentar é particularmente intensiva de energia e, portanto, vulneráveis às subidas dos preços do petróleo e do gás.

Quedas de rendimentos devido à mudança climática irão inflacionar os preços dos alimentos. E pode parecer a alguns que, num momento de tão graves dificuldades financeiras, se preocupar com o estado do nosso abastecimento alimentar é talvez bastante abstrato ou remoto.

Bem, eu quero defender veementemente que isso não é nem abstrato nem remoto.

Apresentador:
Dra. Vandana Shiva é uma respeitado física, ambientalista e autora de best-sellers. Em 1987, a Dra. Shiva, que é vegetariana, começou Navdanya, uma organização baseada na Índia que promove a paz, harmonia, justiça e sustentabilidade, visando a proteger a biodiversidade da nossa ecosfera.

Aqui Dra. Shiva ainda abordou questões relacionadas com o atual sistema agrícola industrializado.

Dra. Vandana Shiva (f):
Na Índia de hoje, 70% das pessoas estão com fome. E esta fome está relacionada a vários níveis para o modelo atual. É relacionada, em primeiro lugar, ao fato de que a agricultura química industrial na verdade não está mais cultivando alimentos, é uma receita para a desnutrição.

Trata-se de produzir mais mercadorias (commodities) e mercadorias não são alimentos.

Agora as mercadorias, quando se refere a alimentos, que estão sendo cultivadas em termos de superfície são milho, quinoa, soja e algodão naturalmente.

Mas algodão não é alimento. Agora, como uma mercadoria, o primeiro uso desses foi como biocombustível, assim seria a fome de automóveis e não a fome das pessoas.

O segundo uso foi para alimentos industriais para fazendas de exploração de gado; três quartos do grão vai para essas fazendas. Então não importa o quanto mais você produz mercadoria, você não pode resolver o problema da fome, porque haverá sempre alguma utilização não-alimentar para a qual uma mercadoria pode ser inserida.

Apresentador:
Hoje, uma em seis, ou um bilhão de pessoas, sofrem de fome, enquanto grandes quantidades de alimentos estão sendo desviadas para a alimentação animal.

As estatísticas mostram que a quantidade de grãos utilizados para alimentar gados nos EUA apenas, poderia alimentar surpreendentes 800 milhões de pessoas.

Dr. Vandana Shiva (f):
Os agricultores não estão escolhendo o que cultivar mais. Anos atrás, quando as sementes GM (geneticamente modificadas) estava apenas começando a serem plantadas nos Estados Unidos, eu perguntei a um agricultor em Iowa,

"Por que você está cultivando isso? Você tem algum benefício? "E ele diz:" Não temos escolha, pois eles nos trazem as sementes que eles querem que nós cultivemos e é isso que temos que cultivar. "

A total integração do sistema agrícola tornou-se um sistema sem escolha e que é parte da transição que temos de fazer, porque é um sistema que é altamente dependente de combustíveis fósseis.

Apresentador:
Muitos agricultores nos países em desenvolvimento são abandonando métodos tradicionais de cultivo com resultados lamentáveis.

Dr. Vandana Shiva (f):
A tragédia invisível é, na Índia, o algodão nunca foi cultivado como uma monocultura, o algodão foi sempre parte de uma policultura.

Havia fileiras de milheto, havia fileiras de ervilhas-do-congo, havia fileiras de legumes até mesmo cinco, seis anos atrás em tais regiões.

Um produtor de algodão tinha segurança alimentar. Hoje um produtor de algodão está em dívida e não tem segurança alimentar.


O programa de hoje apresenta a Conferência Anual da Soil Association, "Transição do Alimento no Século 21", realizada em Bristol, Inglaterra.

Ouvimos mais uma vez da Dra. Vandana Shiva, uma defensora de métodos de agricultura orgânica e tradicional da Índia. Ela tem muitos livros escritos sobre o tema da sustentabilidade, incluindo um livro chamado "Solo, Não Petróleo" sobre como a agricultura moderna depende de combustíveis fósseis para a produção, a detrimento da sociedade.

Dr. Vandana Shiva (f):
As conclusões da International Assessment of Agricultural Science and Technology Development, é tão importante quanto o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas).

Eles disseram muito claramente que agroecologia e os sistemas agrícolas tradicionais são a maneira de gerar a segurança alimentar para o futuro.

Não podemos depender de agricultura industrial, não podemos depender da engenharia genética, eles foram categóricos assim sobre o assunto.

Host:
A agricultura orgânica pode mudar as coisas rapidamente. Foi estimado que, se todas as fazendas fossem convertidas para este estilo de cultivo, o solo pode absorver quase 40% das atuais emissões de CO2.

Dr. Vandana (f):
O movimento orgânico tem de dar o próximo salto importante e as alterações climáticas, o pico do petróleo, bem como a nova insegurança alimentar ligada a um sistema globalizado, industrializado está criando um motivo para esse salto importante.

Orgânicos estão se tornando necessários para enfrentar a catástrofe climática e os orgânicos estão se tornando necessários para enfrentar o esgotamento dos combustíveis fósseis não-renováveis.

Apresentador:
Como uma líder política, Caroline Lucas deu sua opinião sobre o envolvimento do governo no esforço para fazer uma mudança.

Caroline (f):
Eu fiz o caso, então, que precisamos urgentemente de alimentos sustentáveis apoiados por planos de ação central, governos regionais e locais, facilitada pela UE (União Europeia) com base na reconstrução da infraestrutura necessária para a revitalização das economias locais dos alimentos e aumentando os orgânicos e os alimentos locais.

Mas vamos começar com os eco-impostos para assegurar que o custo real dos danos ambientais, insustentáveis métodos de produção, transporte de longa distância - todos esses têm de ser incluídos no preço dos alimentos.

Em outras palavras, para citar Lester Brown, "Temos de garantir que os preços digam a verdade ecológica."

Precisamos de mais apoio à agricultura urbana. Há um enorme potencial para a agricultura nas nossas cidades.

Apresentador:
O importante estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação em 2006 "Livestock's Long Shadow" demonstra como a pecuária intensiva e o consumo de carne acelera tremendamente as alterações climáticas e provoca grande instabilidade no nosso abastecimento alimentar.

Caroline:
Precisamos de uma política para incentivar as pessoas a comerem menos carne.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação calculou que a pecuária mundial gera mais gases com efeito de estufa do que todos os veículos automóveis do mundo. Já sabemos que o grão para alimentação animal e, em seguida, o consumo de carne, é uma forma ineficiente de nos alimentarmos.

Enquanto as provas da insustentabilidade do nosso atual sistema alimentar crescem, os benefícios de alimentos locais se tornam ainda mais claros. E se pudermos gerar eficiente vontade política, então, poderemos enfrentar os desafios que se avizinham.

E nós temos uma verdadeira oportunidade para criar um sistema alimentar sustentável aqui no Reino Unido e na Europa, bem como dar ao resto do mundo uma oportunidade para alcançar mais subsistências sustentáveis também.

Host:
Sr. Holden falou com nosso correspondente da Supreme Master Television e deu suas impressões da conferência.

Supreme Master TV (m):
E como tem sido a conferência ao longo dos últimos dois dias?

Patrick (m):
Acho que foi um evento muito positivo, realmente muito inspirador, mas ao mesmo tempo decepcionante, porque, como Vandana Shiva nos lembrou, ontem, nesta situação, em relação aos sistemas alimentares do mundo, é tão precário que poderíamos estar à beira de um colapso dos sistemas alimentares globalizados, industrializados, dependentes de combustível fóssil de que todos nós viemos a depender durante o século 20.

É por isso que este tema de transição é de uma questão essencial para esta conferência.

Supreme Master TV (m):
Você acha as pessoas do mundo podem fornecer alimentos cultivando-os organicamente e localmente para si mesmos?

Patrick (m):
Bem, vamos esperar, porque isso vai ser o único espetáculo na cidade pelos meados do século 21. Penso que a capacidade da engenhosidade humana em tempos de grande crise não deve nunca ser subestimada.

Há centenas de milhões de pessoas em todo o planeta neste momento, que sabe que algo precisa ser feito sobre a segurança dos nossos sistemas alimentares. Isso me dá motivos para ter esperança.

Apresentador:
Concluímos hoje o programa com a bela mensagem da Dr. Vandana.

Dr. Vandana (f):

Acho que a principal coisa que eu gostaria de dizer é que a solução é trabalhar com a natureza. Mas existe um mito tecnologia que faz parecer que trabalhar com a natureza significa menos. Não é verdade.

Quando você trabalha com a natureza você produz mais alimentos e esta é a ciência que eu pratico. A produtividade dos sistemas ecológicos é muito mais elevada, a produtividade de diversos sistemas é muito mais elevada.

Então, se temos de abordar o problema da carência alimentar, o problema da fome, trabalhar com a natureza é a solução.

Apresentador:
Obrigados por se juntarem a nós hoje no Planeta Terra: Nosso Amado Lar apresentando trechos da Conferência Anual da Soil Association, "Transição do Alimento no Século 21", em Bristol, Inglaterra.


Para mais detalhes sobre a Soil Association, por favor, visitem:
www.soilassociation.org

FONTE : http://suprememastertv.com/pt/bbs/board.php?bo_table=sos_pt&wr_id=719&url=link2_0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...