quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O CASO SOKAL

Caso Sokal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

In translation icon.png
Este artigo ou secção está a ser traduzido.
Ajude e colabore com a tradução. O trecho em língua estrangeira encontra-se oculto, sendo visível apenas ao editar a página.

O caso Sokal (ou escândalo Sokal) foi um escândalo ocorrido no meio acadêmico durante a segunda metade da década de 1990. O caso eclodiu em 1996, quando o físico Alan Sokal publicou um artigo-embuste na revista Social Text (publicada pela Duke University Press), publicação de estudos culturais até então conhecida por seu caráter “pós-moderno”.
Professor de Física na Universidade de Nova Iorque, Sokal submeteu o artigo à publicação como um experimento para ver se um jornal desse tipo iria “publicar um artigo generosamente temperado com nonsense se (a) o artigo soasse bem e (b) o artigo exaltasse as concepções ideológicas dos editores”[1].
O artigo, intitulado “Transgressing the Boundaries: Towards a Transformative Hermeneutics of Quantum Gravity[2] (em português, “Transgredindo as fronteiras: em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica”), foi publicado na edição de “Guerras da Ciência” da Social Text. Na época, a revista não contava com um processo de revisão por pares e, a partir de então, não submeteu o artigo para revisores[3]. Na época da publicação, Sokal anunciou em outra publicação - Lingua Franca - que o artigo era uma fraude, qualificando-o como “um pasticho de jargões esquerdistas, referências aduladoras, citações pomposas e completo nonsense, tendo sido “estruturado em torno das citações mais tolas que eu pude encontrar sobre Matemática e Física” feitas por acadêmicos pós-modernos.
A ficção científica já havia previsto casos semelhante. Um exemplo é a obra The Number of the Beast, de Robert A. Heinlein, em que o protagonista Zebadiah Carter se obtém o doutorado mediante uma tese deliberadamente construída sem conteúdo.

[editar] Referências

  1. Sokal, Alan (May 1996). A Physicist Experiments With Cultural Studies. 'Lingua Franca'. Página visitada em 3 de abril de 2007.
  2. Sokal, Alan (1994-11-28, revised 1995-05-13, published May 1996). Transgressing the Boundaries: Towards a Transformative Hermeneutics of Quantum Gravity. Social Text #46/47 (spring/summer 1996) pp. pp. 217-252. Duke University Press. Página visitada em 3 de abril 2007.
  3. Andrew Ross (1996-05-24). The Sokal hoax: Response by *Social Text*. Página visitada em 30 de novembro de 2008.

[editar] Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...