sábado, 20 de fevereiro de 2010

noticias - Universidade Livre Feminista

Universidade Livre Feminista - www.feminismo.org.br

Às garotas preciosas de todo lugar - A construção da dignidade depois do abuso moral e sexual


Cristiane Segatto - revista ÉPOCA

Preciosa é obesa mórbida, negra e praticamente analfabeta aos 16 anos. Vive no bairro do Harlem na Nova York dos anos 80. É violentada pelo pai – com o conhecimento da mãe – desde a primeira infância. Quando engravida dele pela segunda vez, é expulsa da escola. A mãe a escraviza e a submete a sucessivas agressões físicas e morais enquanto vive de papo pro ar, às custas do “vale-pobreza” que recebe do governo.

Seminário Lei Maria da Penha: avaliação e perspectivas

EM BRASÍLIA - Nos dias 02 e 03 de março a Associação dos Servidores do Ministério Público Federal, ASMPF, e Associação dos Servidores Técnicos em Transporte e Segurança do Ministério Público da União, ASSTTRA, realizarão a segunda edição do Seminário Lei Maria da Penha: avaliação e perspectivas.O evento acontecerá no Auditório JK, na Procuradoria Geral da República e propõe-se a discutir violência contra mulheres e algumas especificidades, como a questão da mulher negra, mídia, direitos humanos e questão agrária no Brasil, sob a perspectiva de autoridades do governo e representantes de movimentos sociais. O principal objetivo é enfatizar a importância da criação da lei e traçar metas para alcançar o direito a uma vida livre da violência.

Mulheres precisam estar nuas para entrar no museu?

por Ruth de Aquino | revista ÉPOCA
Ainda precisamos de exposições só de mulheres artistas? No ano de 2010? Precisamos de prêmios apenas para mulheres nas categorias profissionais? Precisamos de um Dia Internacional da Mulher? Aparentemente, o mundo acredita que sim. Mas acho cada vez mais esquisito.

Desigualdades de cor ou raça e gênero no mercado de trabalho metropolitano brasileiro


Prezada companheira,

Informo que já se encontra na página do LAESER
(
http://www.laeser.ie.ufrj.br/tempo_em_curso.asp) o quarto número do boletim
eletrônico “Tempo em Curso: publicação eletrônica mensal sobre as
desigualdades de cor ou raça e gênero no mercado de trabalho metropolitano
brasileiro”.

Bolívia é o tema do segundo episódio da série “Trabalho Doméstico, Trabalho Decente”


Com a produção do Canal Integración em parceria com o UNIFEM Cone Sul a série “Trabalho Doméstico, Trabalho Decente”, revela a realidade das trabalhadoras domésticas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai. As reportagens devem ser veiculadas, em Português e Espanhol, para 14 países das Américas

Observatorio de Género, Desarrollo y Políticas Comerciales. Creación y difusión de conocimientos e información para la incidencia política en América Latina


La Red Internacional de Género y Comercio Capítulo Latinoamericano  ha puesto a disposición del público el “Observatorio de Género, Desarrollo y Políticas Comerciales. Creación y difusión de conocimientos e información para la incidencia política en América Latina”.  Este ha sido posible con el apoyo de UNIFEM.

Base de dados da FAO mostra disparidade de gênero no acesso à terra


Por Julia Borba, da Rádio ONU em Nova York.*

Agência da ONU lança ferramenta com leis nacionais, direito de propriedade, herança, tratados e convenções internacionais; desigualdade entre homens e mulheres no acesso à terra é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento rural.

HAITI- Estudo aponta necessidade de políticas sociais para mulheres e crianças


Adital - Na última segunda-feira (15) a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), divulgou um estudo que aponta a preocupante situação das crianças haitianas. A pesquisa intitulada "A economia do cuidado infantil no Haiti" mostra que quase 60% do mercado de trabalho infantil no país corresponde a meninas e meninos que, em vez de estudar, se dedicam ao cuidado de terceiros.

Mais Artigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...