domingo, 21 de fevereiro de 2010

MARCUSE,CIÊNCIA,TECN...

MARCUSE,CIÊNCIA,TECNOLOGIA,PODER...Ciência e poder (trecho)

(Do Livro: fundamentos da Filosofia, Gilberto Cotrim, Editora Saraiva, 2001, pág. 253-255)

(...)O pensamento científico tem um olho aguçado para métodos e instrumentos, mas é cego quanto a fins e valores. Fruto do intelecto, a ciência pode determinar como as coisas são, mas não o que devem ser.

Assim, o desenvolvimento tecnológico, que traz em si a possibilidade de ser fator de emancipação da humanidade traz também em si a possibilidade de ser instrumento de dominação e legitimação do sistema. Marcuse, um dos filósofos da Escola de Frankfurt, disse a esse respeito:

O método científico, que levou á dominação cada vez mais eficaz da natureza, passou assim a fornecer tanto os conceitos puros, como os instrumentos para a dominação cada vez mais eficaz do homem pelo homem através da dominação da natureza (...) Hoje a dominação se perpetua e se estende não apenas através da tecnologia, mas enquanto tecnologia, e esta garante a formidável legitimação do poder político em expansão que absorve todas as esferas da cultura. (...) Assim, a racionalidade tecnológica protege, em vez de suprimir , a legitimidade da dominação e o horizonte instrumentalista da razão se abre sobre uma sociedade racionalmente totalitária" (Marcuse, H. Apud HABERMAS, Técnica e ciência enquanto "ideologia", p. 315-316.

De acordo com Marcuse, a tecnologia consegue submeter os indivíduos pelo seu poder real de ampliar as comodidades da vida. E essa sua capacidade é utilizada pelo sistema capitalista para "vender" a sua imagem de "sistema mais racional", que proporciona maior progresso (entendido aqui como maior capacidade de produção aliada à liberdade de consumo). Para isso ele lança mão dos próprios recursos tecnológicos (a mídia, pro exemplo) e de outros mecanismos de racionalização já apontados por Foucault e outros filósofos.

Levando-se tudo isso em consideração, percebemos que a ciência não pode ser pensada como um setor da sociedade no qual um grupo de pessoas trabalha desinteressadamente no desenvolvimento do conhecimento humano.

A ciência está atrelada a interesses econômicos políticos que norteiam sua própria ação, seja pela definição do que vai ser pesquisado, seja pela escolha das áreas que serão beneficiadas com recursos para possibilitar as pesquisas.

Não cabe, enfim, nenhuma ilusão a esse respeito: um redefinição dos rumos do desenvolvimento tecnológico implicará, necessariamente, uma reorientação global da estrutura social.

http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/cienciapodercsc.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...