domingo, 31 de janeiro de 2010

ZENAIDE SILVA - FOI ENTREVISTADA POR ANTONIO ABUJAMRA,NO DIA 29/01/10 ,NO "PROVOCAÇÕES" DA TV CULTURA

Programa número 448

Zenaide Silva, negra, ex-favelada, atriz e ex-apresentadora da Rede Globo, graduada em Artes Cênicas numa Universidade americana, vem ao Provocações e revela: quer disseminar no Brasil o que aprendeu num curso de Afrocentricidade, numa outra Universidade americana: aprendeu, por exemplo, que Ísis, a deusa suprema dos antigos egípcios, era negra. Mais ainda, era uma divindade da vizinha Etiópia, onde se registram os primeiros vestígios da vida humana. Zenaide aborda a cultura grega como algo “roubado” aos egípcios (e, portanto, aos etíopes e à raça negra) e adaptado às necessidades brancas.

Desconstrói palavras (como História, Filosofia, etc.), que teriam sido criadas para relatar os fatos e os pensamentos de uma sociedade paternalista, em prejuízo de sua origem na “grande mãe”, Ísis, africana.

Atualmente envolvida com projetos educacionais de formação contínua de professores, Zenaide espera ter a oportunidade de atuar no Brasil em centros comunitários na periferia para introduzir os conhecimentos de afrocentricidade que traz dos Estados Unidos.
Saiba mais curiosidades dessa negra espetacular assistindo o próximo Provocações.

FONTE : http://www2.tvcultura.com.br/provocacoes/arquivo.asp

*ver:  http://sarauxyz.blogspot.com.br/2016/02/legado-roubado-george-g-m-james.html



Zenaide Silva quer introduzir conhecimentos de afrocentricidade

Bloco 1

https://www.youtube.com/watch?v=VPoAfUN0Gk0

Bloco 2
https://www.youtube.com/watch?v=PbzM9ldQfjs

 Bloco 3
https://www.youtube.com/watch?v=_Eb1mCBL30E
 

Um comentário:

  1. Que material fantástico. Sou pesquisador estudioso sobre a verdadeira história do nosso povo, da raça humana.E vamos explodir essas informações da Zenaide Zen.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...