segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SÃO PAULO, O AMOR PERMANECE;MÁRIO DE ANDRADE, MARCELO ROQUE...ALÉM DE MODAS E NO TEMPO


Meu amor por São Paulo descobri com Mário de Andrade, quando fiz minha tese de mestrado orientada por José Aderaldo Castello, mestre querido, que junto com Antônio Cândido fundou o Instituto de Estudos Brasileiros, o IEB, da USP. Li muito Oswald e Mário de Andrade e o coração acabou batendo paulistanamente, como Mário dizia... Ainda bate, o amor foi forte, e permanece... O poema de Marcelo Roque de hoje, homenageando São Paulo, me lembrou Mário, e o próprio Marcelo quando diz:
Indefinível amor
Se eu pudesse dizer a pessoa amada o quanto a amo,
isso não seria amor...
Porque amar é ter sempre a sensação que ainda há
muito a se dizer... Marcelo Roque
E então o poeta disse tudo sem dizer, como é estilo seu, na poesia SÃO PAULO, MINHA SÃO PAULO
SÃO PAULO, MINHA SÃO PAULO

São Paulo, minha São Paulo,
que tão bem me acolhe em teus congestionamentos,
de praças perfumadas de asfalto,
e gente, que me sorri solidão
São Paulo, minha São Paulo,
que de tão grande perdeu-se de ti,
diga-me onde anda tua velha garoa,
além de aqui, dentro de mim
São Paulo, minha São Paulo,
de verde escasso e cinza abundante,
só quero que saibas que dentre tantos
sou apenas mais um que tanto te odeia,
tamanho o imenso amor que sinto por ti

Marcelo Roque
Já Mário de Andrade, em Poemas da Amiga, que amo demais, disse muito, mas também deixando ainda algo por dizer:
POEMAS DA AMIGA
I
A tarde se deitava nos meus olhos
E a fuga da hora me entregava abril,
U m sabor familiar de até logo criava
Um ar, e, não sei porque, te percebi.

Voltei-me em flor. Mas era apenas tua presença.
Estavas longe, doce amiga; e só vi no perfil da cidade
O arcanjo forte do arranha-céu cor-de-rosa
Mexendo asas azuis dentro da tarde. (1930)MÁRIO DE ANDRADE

E assim a cidade de São Paulo entrou pelos olhos/corações dos poetas, e seus arranhas céus inspiraram odisséias de beleza, o concreto transformado em magia dentro das tardes, das chuvas, dos séculos, e das contradições... Isto é amor...No tempo...Paulistanamente...GLÓRIA KREINZ

2 comentários:

  1. OI GLÓRIA!!! TUDO LINDO!!! MAS SE MÁRIO DE ANDRADE VISSE A CIDADE HOJE HEIMMMMMM!!!???? kkkkkk,abração

    ResponderExcluir
  2. AINDA AMARIA PAULISTANAMENTE...OS PROBLEMAS JÁ EXISTIAM...OLHOS DE POETA VENDO OS PRÉDIOS COMO ANJOS BATENDO ASAS COR DE ROSA NO CÉU DA TARDE...SEMPRE DOU RISADA...E ACABO VENDO TAMBÉM E GRITANDO PAULISTANAMENTE...E CONGESTIONO TRÂNSITO, TORNANDO TUDO PIOR...PAULISTANAMENTE...RSRS...BEIJOS...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...