domingo, 31 de janeiro de 2010

Alfabetização Ecológica - Educação para uma vida sustentável / Fritjof Capra e outros



Segundo os pensadores e educadores que escreveram este livro revolucionário, reorientar o modo como os seres humanos vivem e educar as crianças para que atinjam seus potenciais mais elevados são tarefas com aspectos bem semelhantes. Ambas têm de ser vistas e abordadas no contexto dos sistemas: familiar, geográfico ecológico e político. Nosso empenho para criar comunidades sustentáveis será em vão caso as futuras gerações não aprendam a estabelecer uma parceria com os sistemas naturais, em benefício de ambas as partes. Em outras palavras, elas terão que ser “ecologicamente alfabetizadas”.
O conceito de “alfabetização ecológica”, inspirado nas teorias de Fritjof Capra e de outros líderes do Centro de Eco-Alfabetização, localizado em Berkeley, na Califórnia, vai além de educação ambiental como disciplina escolar. Ele visa, como escreveu David W. Orr em seu Prólogo, “uma transformação mais profunda no conteúdo, no processo e no alcance da educação em todos os níveis”.

Os artigos e ensaios reunidos neste livro – primeira publicação oficial em língua portuguesa do Centro de Eco-Alfabetização – revelam o trabalho notável que está sendo realizado pela vasta rede de parcerias desse Centro. Numa escola de nível médio, por exemplo, Alice Waters, um ícone no mundo da culinária, criou um programa que não apenas oferece aos estudantes saudáveis, mas também os ensina a cultivar uma horta – e nela estudar os ciclos da vida e os fluxos de energia – como parte do currículo.

Entre os projetos estudantis apoiados pelo Centro de Eco-Alfabetização e descritos neste livro estão a recuperação e exploração de baias hidrográficas, parcerias entre fazendas e escolas, e programas de educação ecológica voltados para a justiça ambiental.

Com contribuições de renomados escritores e educadores, como Fritjof Capra, Wendell Berry e Michael Ableman, Alfabetização Ecológica reúne teoria e prática com base no que existe de mais avançado em termos de pensamento sistêmico, ecologia e educação. Pais e educadores de todas as partes do mundo interessados no desenvolvimento de novas formas de ensino e na ampliação dos conhecimentos ecológicos das crianças vão encontrar neste livro uma fonte inestimável de idéias.

Sobre o autor:

Fritjof Capra
, físico e teórico de sistemas, é um dos diretores-fundadores do Centro de Eco-Alfabetização de Berkeley, Califórnia, que promove a divulgação do pensamento ecológico e sistêmico nas redes de educação primária e secundária.

Ele faz parte do corpo docente do Schumacher College, centro internacional de estudos ecológicos localizado na Inglaterra, e dá freqüentes seminários de administração para executivos de primeiro escalão. Capra é autor de diversos best-sellers internacionais, como O Tao da Física, O Ponto de Mutação, A Teia da Vida e As Conexões Ocultas, publicados pela Editora Cultrix.
SERVIÇO:

Alfabetização EcológicaA Educação das Crianças para um Mundo Sustentável
Fritjof Capra e outros
312 pgs - 16 x 23 cm - R$ 45,00Assunto: Educação/ Ecologia

http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4318

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...