quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Boletim Cátedra UNESCO José Reis - nº40 - Dezembro de 2009 (CLIQUE AQUI PARA LER O BOLETIM)

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XXI -- Nesta edição:

Crodowaldo Pavan: A Arte de Democratizar a Ciência

Glória Kreinz

Divulgação científica e poesia: Poeta do Orkut
“Kepler” -
Marcelo Roque

Herança das Discussões sobre o nada na Ciência
Leonardo Sioufi


Caros Amigos: Fatos e Fotos ilustram a vida de Crodowaldo Pavan
Filipe Barbosa

Corpo em Movimento
Raquel Ballet


NJR ATUALIDADES - Confira!

O uso da imagem na divulgação científica - Os cientistas
João Garcia




CRODOWALDO PAVAN: A ARTE DE DEMOCRATIZAR A CIÊNCIA
Glória Kreinz



Divulgação Científica

A Revista CAROS AMIGOS publicou no número 3 de GRANDES CIENTISTAS BRASILEIROS MILTON SANTOS e CRODOWALDO PAVAN. Ficamos emocionados com a justa homenagem que a editora prestou ao nosso companheiro de tantos livros, mestre e amigo. Há mais detalhes neste boletim, que mostra a trajetória magnífica de Pavan, geneticista, professor e divulgador científico.
Enfatizo a correçao com que o jornalista Flavio Dieguez tratou a entrevista que fez comigo e outros entrevistados sobre Crodowaldo Pavan.Revelou que trabalha bem a divulgaçao cientifica e precisamos de mais profissionais como Dieguez atuando em nossa aréa de conhecimento .Acredito que Pavan diria o mesmo . Até a poesia Navegadores, de Marcelo Roque, que Pavan tanto gostava, foi citada na página 91 da matéria, assim como a Academia Paulista de Letras. Sensibilidade e Divulgação Científica juntas comemoram bem o final de ano,assim como divulgadores científicos eficientes.

Divulgação Científica

A Caros Amigos, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, está editando uma coleção de fascículos, os “Grandes Cientistas Brasileiros”. Cada número traz dois nomes com um artigo principal e uma entrevista com um nome significativo, vinculado a cada cientista comentado. Até agora foram editados três números, o primeiro veio com Carlos Chagas e Joahana Dobheimer, o segundo traz Florestan Fernandes e César Lattes e este terceiro apresenta Milton Santos e Crodowaldo Pavan. A editora vai editar mais 9 fascículos totalizando 24 nomes de diversas áreas da ciência nacional.
A coletânea conta trajetórias emocionantes de superação pessoal e científica que fizeram o país e a pesquisa avançar nas áreas da física, química, biologia, sociologia, antropologia e geografia. A publicação é quinzenal e tem 32 páginas coloridas a cada edição.
Além da biografia desses importantes nomes brasileiros, os fascículos contextualizam a história dos homenageados com fatos do mundo, trazem quadros explicativos, curiosidades e uma entrevista com um especialista da área. No final, tem também uma linha do tempo do personagem e outras publicações relacionadas ao tema para quem quiser estudar mais. O Plano da obra, até o momento presente, é este:

1 Carlos Chagas e Joahana Dobheimer
2 Florestan Fernandes e César Lattes
3 Milton Santos e Crodowaldo Pavan
4 Celso Furtado e Maurício Rocha e Silva
5 Oswaldo Cruz e Nise da Silveira
6 Mário Schenberg e Gilberto Freyre
7 Adolpho Lutz e Paulo Freire
8 Sérgio Buarque de Hollanda e Fritz Feigl
9 Câmara Cascudo e Graziela Barroso
10 Darcy Ribeiro e Vital Brazil
11 José Bonifácio de Andrada e Silva e Josué de Castro
12 Henrique Morize e Anísio Teixeira

Nossos cumprimentos...



2 comentários:

  1. PARABÉNS A REVISTA CAROS AMIGOS!!! A PAVAN E MILTON SANTOS!!!! E A VC GLÓRIA e NJR!!!!QUE BELA INICIATIVA ESTA DA REVISTA!!!!E ADOREI TEREM CITADO E COLOCADO POESIA DE MARCELO ROQUE NA REPORTAGEM!!!! ESTAS REVISTAS ATÉ IREI BUSCAR NA BANCA!!!! MUITO BEM CAROS AMIGOS!!!! FICARÃO NA HISTÓRIA!!! ISTO SIM É ALGO EXTRAORDINÁRIO NA GRANDE IMNPRENSA!!!QUE ESTE EXEMPLO FOSSE SEGUIDO SEMPRE!!!! ABRAÇÃO GLÓRIA!!!

    ResponderExcluir
  2. Todos nós nela...se sai Pavan, sai a equipe e vc e Sarau Para Todos é equipe NJR...No Portal e no expediente...Juntos de mãos dadas...Caros amigos está de parabéns...e nossa equipe tbm...Comemorando...Beijos...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...