sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"SARAU PARA TODOS" DIVULGA "OLHARES", LIVRO QUE TEM PARTICIPANTES DA EQUIPE DESTE BLOG, GLÓRIA KREINZ E MARCELO ROQUE

APRESENTAÇÃO DO LIVRO

Glória Kreinz

Divulgação Científica: Olhares, Vol. XII da Coleção Divulgação Científica do NJR-ECA/USP, que sedia a Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica, foi escrito em homenagem a Crodowaldo Pavan e ao seu patrono José Reis, que citando o poeta Rainer Maria Rilke, dizia que “vivia a vida em círculos crescentes”. Assim viveram os nossos homenageados. Pavan ainda ajudou a selecionar textos, e por isso mantemos seu nome na organização.

Este volume tenta sistematizar posturas, em nome do avanço da divulgação científica brasileira, lançando novos olhares, que vão da Wikipédia aos Blogs. Os organizadores foram Glória Kreinz, Ciro Marcondes Filho e Crodowaldo Pavan, que também é parte da História da Divulgação Científica no Brasil.

Participam ainda o vice-reitor da USP, Franco Lajolo, Octavio Henrique Pavan, os jornalistas e divulgadores científicos Maurício Tuffani e Ricardo Bonalune, os professores Caetano Ernesto Plastino, Nely Bacellar, os divulgadores científicos Rute de Andrade, Marcelo Afonso, Osmir Nunes, entre outros. Estão ainda presentes os textos dos estagiários de Iniciação Científica e dos alunos do curso de Especialização em Divulgação Científica do NJR.

Um dos pontos pelo qual se tem o maior carinho é a parte dos depoimentos em homenagem ao Professor Crodowaldo Pavan. Entre eles destacamos Célio da Cunha e Mayana Zatz, nomes sempre mencionados pelo saudoso mestre.

Por fim encerramos o livro Divulgação Científica: Olhares com o divulgador e Poeta do Orkut, Marcelo Roque, que representa o Século XXI pela sua atuação na Internet, divulgando poesia/ciência com o uso da informática e com as poesias do poeta e divulgador científico do Século XX, José Reis, nosso patrono.

A Escola de São Paulo de Estudos de Comunicação com textos assinados por Ciro Marcondes Filho e Glória Kreinz é o último artigo do livro.

Há agradecimentos aos incentivadores de nosso trabalho, como Maria Cristina Badke, Vera Helena Vieira, Márcia Rebouças, José Jeremias de Oliveira Filho, Fernando Reis, Maria Julieta Ormastroni, Nair Lemos Gonçalves, aos médicos Julio Abramczyk, José Eduardo Sant’Anna Porto, Fábio Franco, Fernando Campos, Liandra Machado e ao internacional jornalista científico Manuel Calvo Hernando. Os autores agradecem aos amigos pelo incentivo, aos divulgadores científicos em geral, e a todos que atuando em suas áreas de conhecimento são exemplos a serem seguidos.

Lembramos ainda, com saudades, a memória de Crodowaldo Pavan, mestre exemplar, que estará sempre conosco, a quem dedicamos o livro. O 12º volume da coleção que chega agora ao público, Divulgação Científica: Olhares, comemora pesquisadores honrados. É com honra que cumprimentamos nossos leitores.

Há transformações consideráveis que determinam realinhamentos novos no cenário das nações e que indicam, sobretudo, evidentes disparidades na evolução dos países. Citando Crodowaldo Pavan concluímos: ”Esse emprego fantástico do saber se traduz em riqueza material, em poderio e em aumento dos padrões de vida dos povos desses países, não obstante neles existirem bolsões de miséria, desperdícios gigantescos e problemas causados por enfartamento da abundância e por agressões ao meio ambiente. Dois fatos marcantes assinalam as transformações que hoje sucedem no mundo e que seguramente prenunciam a trajetória da economia. Tais fatos são o estabelecimento de grandes blocos integrados de países e, em segundo lugar, o aparecimento dos novos países industrializados da Ásia, no cenário mundial. Seria possível nossos governantes pensarem melhor sobre o assunto?”

E como neste livro lançamos também A ESCOLA DE SÃO PAULO, grupo de estudos de comunicação liderado por Ciro Marcondes Filho, indagamos se seria possível “um novo olhar” sobre nossa realidade cultural que incluísse dos Blogs à Wikipédia, dos livros e autores consagrados à televisão? É possível então consolidarmos juntos novos OLHARES?

http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/abradic/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...