terça-feira, 25 de agosto de 2009

O QUE É SEMIÓTICA? DA WIKIPÉDIA

A Semiótica (do grego semeiotiké ou "a arte dos sinais") é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Ocupa-se do estudo do processo de significação ou representação, na natureza e na cultura, do conceito ou da idéia. Mais abrangente que a lingüística, a qual se restringe ao estudo dos signos lingüísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal, esta ciência tem por objeto qualquer sistema sígnico - Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Culinária, Vestuário, Gestos, Religião, Ciência, etc.

"A semiótica é um saber muito antigo, que estuda os modos como o homem significa o que o rodeia."


Origens

É importante dizer que o saber é constituído por uma dupla face. A face semiológica ou semiótica (relativa ao significante) e a epistemológica (referente ao significado das palavras).

A semiótica tem, assim, a sua origem na mesma época que a filosofia e disciplinas afectas. Da Grécia até os nossos dias tem vindo a desenvolver-se continuamente. Porém, posteriormente, há cerca de dois ou três séculos, é que se começaram a manifestar aqueles que seriam apelidados pais da semiótica (ou semiologia).

Os problemas concernentes à semiótica podem retroceder a pensadores como Platão e Santo Agostinho, por exemplo. Entretanto, somente no início do século XX com os trabalhos paralelos de Ferdinand de Saussure e C. S. Peirce, a semiótica começa a adquirir autonomia e o status de ciência.

Charles Sanders Peirce

Do ponto de vista cronológico, a primeira personalidade a citar é Charles Sanders Peirce (1839-1914). Para ele, o Homem significa tudo que o cerca numa concepção triádica (firstness, secondness e thirdness), e é nestes pilares que toda a sua teoria se baseia. Num artigo intitulado “Sobre uma nova lista de categorias”, Peirce, em 14 de maio de 1867, descreveu suas três categorias universais de toda a experiência e pensamento. Considerando tudo aquilo que se força sobre nós, impondo-se ao nosso reconhecimento, e não confundindo pensamento com pensamento racional, Pierce concluiu que tudo o que parece a consciência, assim o faz numa gradação de três propriedades que correspondem aos três elementos formais de toda e qualquer experiência. (...)


* 1 Origens
o 1.1 Charles Sanders Peirce
o 1.2 Ferdinand de Saussure
o 1.3 Louis Hjelmslev
o 1.4 Umberto Eco
o 1.5 Roman Jakobson
o 1.6 Morris e Greimas
* 2 Lingüística
* 3 Referências
* 4 Ver também
* 5 Ligações externas

VER TAMBÉM :
* Biossemiótica
* Claude Lévi-Strauss
* Décio Pignatari
* Jacques Derrida
* Lucia Santaella
* Yuri Lotman
* Roland Barthes
* Semiótica psicanalítica
* Teoria semiótica da complexidade
* Vilém Flusser
* Umberto Eco
* Semiótica peirceana
* Semiótica militar
* Semiologia
* Diferença entre semiótica e semiologia
* Semiótica da cultura (semiótica russa)(...)

LEIA MAIS EM :

FONTE : http://pt.wikipedia.org/wiki/Semi%C3%B3tica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...