quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Máquina para os Deuses -Cyro Del Nero

Cyro Del Nero lança livro “Máquina para os Deuses”

Em coedição das Edições SESC SP e Editora Senac o livro “Máquina para os Deuses: anotações de um cenógrafo e o discurso da cenografia“, de Cyro Del Nero (professor títular de artes cênicas da USP), será lançado no dia 2 de setembro no SESC Pinheiros, em São Paulo; na ocasião o autor fará uma apresentação comentando aspectos da obra - com destaque para a ampla pesquisa iconográfica presente na publicação. A obra será vendida no dia com 30% de desconto.

Sobre a obra: Em “Máquina para os deuses: anotações de um cenógrafo e o discurso da cenografia”, o autor Cyro del Nero discute as origens da arte cenográfica e sua evolução, registrando a criação e a utilização de cenários e de diversas máquinas e dispositivos mecânicos com que, ao longo do tempo, tornou-se possível desde abrir e fechar cortinas até erguer e deslocar atores e elementos do cenário, de maneira a criar uma impressão específica.

Neste aspecto, a cenografia pode ser entendida como a arte de organizar plasticamente o palco, dominando seus aspectos em todos os tipos de representação: dramática, lírica ou coreográfica. Partindo da cena, a cenografia se envolve com o edifício teatral, com a cidade e, muitas vezes, ganha interesse no espaço público. Farto em documentação iconográfica, o livro traz desenhos de projetos cenográficos do autor, de modo a exemplificar a importância da cenografia e a complexidade dos recursos existentes atualmente.

Evoluindo com o teatro ao longo de séculos, a técnica cenográfica ganhou novas aplicações com a chegada do cinema e da televisão, tornando-se indispensável também na organização de feiras e eventos. Em Máquina para os Deuses: anotações de um cenógrafo e o discurso da cenografia, Cyro Del Nero narra a história dessa arte e o início de sua relação pessoal com ela, abordando também inovações recentes e caracterizando-a como uma ‘nova mídia’ da atualidade.

Serviço: Lançamento do livro
DATA: 2 de setembro
Horário: 20 horas
Local: SESC Pinheiros - Endereço: Rua Paes Leme, 195
Telefone para informações: (11) 3095.9400 Informações: 0800 118220
ESTACIONAMENTO – COM MANOBRISTA – VAGAS LIMITADAS - Veículos, motos e bicicletas

Um comentário:

  1. http://sarauxyz.blogspot.com/2009/09/jo-soares-entrevista-ciro-del-nero.html#links

    OI WALDER!! coloquei o link do vídeo aqui!! agradeço a postagem! abraço , Nadia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...