domingo, 26 de julho de 2009

Lula lança Vale-Cultura e pede sugestões para ampliar acesso do público a filmes nacionais

Plantão | Publicada em 23/07/2009 às 21h21m
Adauri Antunes Barbosa

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na quinta-feira à noite em São Paulo mensagem que está sendo encaminhada ao Congresso Nacional com o projeto-de-lei que cria o Vale Cultura, a primeira política pública do governo voltada ao consumo cultural, que funcionará no mesmo molde do vale-refeição.
Descontraído durante a solenidade, realizada no teatro Raul Cortez, na sede da Federação do Comércio de São Paulo, Lula brincou com a atriz e cantora Zezé Mota, mestre de cerimônia do evento, que repetiu a leitura do nome dos presentes, entre os quais o da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

" Vocês tem um presidente da República que não se ofende com crítica "

- A Zezé leu tantas vezes o nome da Dilma que se tivesse aqui algum juiz eleitoral a Dilma já estava prejudicada - disse, despertando risos da plateia.

No discurso improvisado, de mais de meia hora, Lula explicou que preferiu evitar uma medida provisória e, para recuperar o tempo perdido, já que o projeto demorou para ser formatado, encaminhou o projeto "urgência urgentíssima", o que garante sua tramitação em até 45 dias.

Disse que o mais difícil será a etapa depois da aprovação, já que é preciso trabalhar para que os empresários saibam que ele existe.

- Se ele não souber que tem, não utiliza - disse, observando que fazer valer a lei é um trabalho não só do governo, mas também de artistas e da "sociedade como um todo".

Lula falou, em especial, sobre a situação do cinema nacional, que passa por excelente fase criativa mas não tem a distribuição que merece e nem salas de exibição.

Lembrou que salas antigas, como o Cine Anchieta, em São Bernardo do Campo, que frequentou quando era adolescente, foram transformadas em igrejas, e sugeriu que nos conjuntos habitacionais que serão feitos por meio do projeto Minha Casa, Minha Vida sejam construídas salas de cinema.

Ao lado do ministro da Cultura, Juca Ferreira, confessou que não sabia o que fazer para resolver o problema das salas de exibição e convocou todos a sugerirem soluções.

- Vocês têm um presidente da República que não se ofende com crítica - afirmou, pedindo sugestões: - O Juca está com a caixa na mão. É só vir aqui e por as ideias no saco do Juca.

Lula ainda brincou com o cineasta Fábio Barreto, que está filmando "Lula, o filho do Brasil", que conta a sua vida.

- Cineminha como essas salas de shopping não, né Barreto. Pra ver o meu filme não pode ser uma salinha de 30 lugares.

FONTE: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/07/23/lula-lanca-vale-cultura-pede-sugestoes-para-ampliar-acesso-do-publico-filmes-nacionais-756952231.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...