segunda-feira, 29 de junho de 2009

Raymundo Faoro

Raymundo Faoro nasceu em (Vacaria, 27 de abril de 1925 — Rio de Janeiro, 15 de maio de 2003) foi um escritor, advogado, cientista político e historiador brasileiro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de 1977 a 1979.

Formação histórico-social brasileira


Raimundo Faoro é autor de Os donos do poder, obra que aponta o período colonial brasileiro como a origem da corrupção e burocracia no país, colonizado por Portugal, então um Estado absolutista. De acordo com o autor, toda a estrutura patrimonialista foi trazida para cá. No entanto, enquanto isso foi superado em outros países, acabou sendo mantido no Brasil, tornando-se a estrutura de nossa economia política.

Nesta sua concepção de Estado patrimonialista, Faoro coloca a propriedade individual como sendo concedida pelo Estado, caracterizando uma "sobrepropriedade" da coroa sobre seus súditos e também este Estado sendo regido por um soberano e seus funcionários. O autor assim nega a existência de um regime propriamente feudal nas origens do Estado brasileiro. O que caracteriza o regime feudal é a existência da vassalagem intermediando soberano e súditos e não de funcionários do estado, como pretende Faoro.

Frase:

* "Acho que a história do Brasil é um romance sem heróis".

- Em entrevista à Revista Veja, em abril de 1976

"É um hábito brasileiro falar uma linguagem futurista e realizar uma política colonial" (frase atribuída a ele)

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raimundo_Faoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...