quarta-feira, 24 de junho de 2009

A guerra civil no Sri Lanka (da Wikipédia)

http://www.youtube.com/watch?v=EnxqhiNHSS4

A guerra civil do Sri Lanka é o nome dado para o conflito que se instalou na nação e ilha de Sri Lanka por 26 anos, entre 1983 e 2009. Desde 23 de julho de 1983, começa uma guerra civil não-contínua, envolvendo principalmente o governo do Sri Lanka e os "Tigres da Libertação do Tamil Eelam" (TLLE), estes últimos conhecidos como "Tigres do Tâmil", uma organização armada separatista que lutava pela criação de um estado independente, que seria chamado de Tamil Eelam, que está localizado ao norte e ao leste da ilha do Sri Lanka.

Mais de 70.000 pessoas morreram oficialmente na guerra desde 1983, segundo dados oficiais,[13] sendo um dos conflitos que provocou mais mortes, a guerra causou grandes adversidades à população, ao meio ambiente e à economia do país.

As táticas usadas pelos Tigres do Tâmil resultaram no banimento da organização e na sua classificação como organização terrorista nos Estados Unidos, no Brasil, na Austrália, nas nações da União Europeia e no Canadá.

Após duas décadas de luta e três tentativas frustradas de negociações de paz, incluindo a intervenção do Exército Indiano através de uma força pela manutenção da paz, sem sucesso, entre 1987 e 1990, uma longa negociação sobre a solução do conflito começou a parecer possível quando um cessar-fogo foi declarado em dezembro de 2001, e quando um acordo de cessar-fogo foi assinado com mediação internacional em 2002.[14] Porém, as hostilidades recomeçaram no final de 2005, e o conflito começou a escalar até que o governo do Sri Lanka lançou várias ofensivas militares contra o LTTE, que começou em julho de 2006, terminando em maio de 2009.

As forças armadas expulsaram os Tigres do Tâmil para fora da Província do Leste do Sri Lanka. O LTTE, então, declarou que "recomeçaria a disputa pela liberdade para alcançar a independência(...)

LEIA MAIS EM : http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_civil_do_Sri_Lanka

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...