quarta-feira, 20 de maio de 2009

Uol Educação

USP deve oferecer mil bolsas de estudo para jovens cientistas em 2010
Ana Okada
Em São Paulo
A USP (Universidade de São Paulo) anunciou nesta terça-feira (19) que pretende oferecer mil bolsas de estudo para jovens cientistas em 2010. O benefício é destinado a estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio de escolas públicas do Estado.

Segundo a pró-reitora de pesquisa da USP, Mayana Zatz, atualmente, são beneficiados 400 estudantes. "É uma semente que estamos plantando e que tem que ser germinada", disse.

Iniciado em outubro de 2008, o programa de pré-iniciação científica oferece R$ 150 mensais para que os estudantes participem de pesquisas de docentes da graduação da USP. Os alunos são escolhidos de acordo com suas médias. Professores da rede pública também participam como orientadores e ganham bolsa-auxílio de R$ 150 e especialização. Por semana, os jovens têm de se dedicar oito horas.

De acordo com Pedro Bombonato, responsável pelo projeto, a idéia era estreitar vínculos entre a universidade e a sociedade, despertando o interesse dos jovens pela pesquisa. "Todos saem ganhando: os alunos ganham conhecimento e os professores da rede fazem uma especialização".

Além disso, afirma Bombonato, os professores da universidade, que no início estavam apreensivos, aprovaram a colaboração. "Agora, vários professores da graduação querem saber como podem participar", disse.

Para as professoras Jane Faria e Joyce Stampini, da escola Prof. Wilson Roberto Simonini, em Guaianazes, o programa ajudou a elevar a autoestima dos alunos: "Eles veem que, estudando, podem entrar na USP, até porque conheceram universitários que também saíram de escola pública. A universidade ficou mais próxima."

O projeto é financiado pelo banco Santander e poderá ganhar verbas do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para as novas bolsas. Em outubro, os estudantes da primeira turma devem participar de simpósio, no qual irão apresentar seus projetos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...