sexta-feira, 29 de maio de 2009

FRAGMENTO DO LIVRO "SOCIEDADE SEM ESCOLAS" DE IVAN ILLICH (A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE)

(...)A existência de escolas produz a demanda pela escolarização. Uma vez que aprendemos a necessitar da escola, todas as nossas atividades vão assumir a forma de relações de cliente com outras instituições especializadas. Uma vez que o autodidata foi desacreditado, toda atividade não profissional será suspeita. Aprendemos na escola que toda aprendizagem profícua é resultado da freqüência, que o valor da aprendizagem aumenta com a quantidade de insumo (input) e, finalmente, que este valor pode ser mensurado e documentado por títulos e certificados. Na realidade, a aprendizagem é a atividade humana menos necessitada de manipulação por outros. Sua maior parte não é resultado da instrução. É, antes, resultado de participação aberta em situações significativas. A maioria das pessoas aprende melhor estando «por dentro»; mas a escola faz com que identifiquemos nosso crescimento pessoal e cognoscitivo com o refinado planejamento e manipulação. Quando um homem ou uma mulher aceitou a necessidade da escola, torna-se fácil presa para outras instituições. Quando os jovens permitiram que sua imaginação fosse formada pela instrução curricular, estão condicionados ao planejamento institucional de qualquer espécie. A «instrução» lhes turva o horizonte da imaginação. Não podem ser traídos, mas apenas ludibriados, porque lhes foi ensinado que substituíssem a esperança pelas expectativas.(...)

http://www.scribd.com/doc/4098810/Ivan-Illich-Sociedade-sem-Escolas.

2 comentários:

  1. Oi
    Achei interessante sua apropriação do Texto do Illich. Hora dessas, se te interessar posso compartilhar minha tese sobre Ivan Illich. Pesquisar e entrar em seu pensamento mudou o rumo de minha vida, bom saber que o que ele escreveu continua aparecendo aqui e ali. Qualquer coisa, apareça e deixe um recado

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA CLÁUDIO!! como vai? faz um tempão...mais ou menos uns dois anos talvez,por causa de Illich nõs chegamos a conversar!! lembra-se!? sou do grupo de Educação Democrática e Ead!!! pois é!! vc ficou de enviar a mim e ao Oswaldo garoto lá da Bahia....aliás vc iria enviar PDFs de livros para ele!! é isso!! o Oswaldo até hoje pergunta de vc!! rsrsrsss...
    Tenho uma comunidade de Illich lá no Orkut,talvez tenha sido por lá que te conheci!! vc não é aquele educador....que vi vc num site ensinando como se fazia sabão com óleo descartado de frituras!? pois é!! lembro bem!!
    te agradeço a visita!! e adoraria conhecer sua tese sobre ILLICH!! na época vc a estava escrevendo!! PARABÉNS pela escolha excelente!!!
    FELICIDADES!!
    Nadia Stabile

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...