sábado, 11 de abril de 2009

José Reis: Ciência, Poesia e Outros Caminhos


O oitavo livro da Coleção Divulgação Científica propõe uma inovação em nossa linha de publicações. Traz, como exposição principal, os poemas de José Reis, patrono do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da ECA/USP e também da Cátedra UNESCO José Reis em Divulgação Científica da USP, situada no referido centro de pesquisa.

A sugestão inicial da publicação das poesias de José Reis partiu de Nair Lemos Gonçalves, sua assistente e procuradora, que sempre presenciou o encantamento que o divulgador científico tinha pelo fazer poético, tanto lendo poesias, quanto fazendo-as.

Para seguir o padrão das publicações da Coleção Divulgação Científica do NJR-ECA/USP, a obra traz uma explanação crítica, ligada aos avanços dos estudos sobre uma nova teoria da comunicação e divulgação científica, sofrendo portanto a influência do projeto idealizado por Ciro Marcondes Filho, coordenador geral do NJR.

O texto teórico escrito por Glória Kreinz, revendo os acontecimentos e movimentos que permeiam a poesia de José Reis, trabalha a relação “coisa/mundo”, que aparece tanto nas citações de Martin Heidegger como de José Reis, assim como a paixão de Reis e Heidegger pelo poeta alemão Novalis.

Crodowaldo Pavan usa o tom coloquial para fazer uma homenagem ao amigo de muitos eventos e esclarece passagens ligadas à história da divulgação científica no Brasil, que merecem maior detalhamento, no intuito de aperfeiçoar projetos para o futuro de um país como o nosso. Foi com emoção que Pavan aceitou a proposta da publicação das poesias de Reis, e elogiou muito a seleção feita pela divulgadora científica Nair Lemos Gonçalves.

O trabalho de apoio contou com toda a equipe do NJR-ECA/USP, como o prof. Osmir Nunes, que apresentou dissertação de mestrado sobre a obra de José Reis, Claudenir Módulo Alves, responsável pela divulgação de eventos, Mauro Celso Destácio, sempre atento ao trabalho de correção dos textos, Everton Magalhães V. Santos e Raquel Nunes, incansáveis na digitação, e Diego Junqueira Torres, responsável pela confecção final do livro, que traz a marca de seu carinho e responsabilidade editorial.

Agradecemos ainda aos pesquisadores Márcia Rebouças, Waldomiro Vergueiro, Caetano Ernesto Plastino, Valdir José de Castro, Franklin Leopoldo e Silva, José Jeremias de Oliveira, Dalmo de Abreu Dallari, Julio Abramczyk, Célio da Cunha e a imbatível divulgadora científica Maria Julieta Ormastoni... Emocionados, entregamos esta obra aos amigos e leitores...

José Reis: Ciência, Poesia e Outros Caminhos está à venda na sede do NJR (Av. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo - SP, CEP 05508-900), nas livrarias da editora Paulus e nas da Humanitas e Discurso Editorial (FFLCH-USP: Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo - Prédios da Filosofia e Administração). Pedidos de compra podem ser feitos por e-mail, por telefone (11-3091-4021), fax (11-3091-4329) ou pelo correio. É possível, também, comprar via correio.

FONTE: http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...