quinta-feira, 26 de março de 2009

POESIAS DE CELSO LUNGARETTI SOBRE A DIDATURA MILITAR BRASILEIRA

A DITADURA EM POESIAS

Uma faceta que nunca mostrei aqui é a de poeta, embora tenha papel marcante na minha trajetória.
Já que estamos no clima de recordar a ditadura, por conta do infeliz aniversário que se aproxima, aproveitarei para postar algumas poesias a ela direta ou indiretamente alusivas. Torcendo para não entediar os leitores.

FRENESI

No centro de um redemoinho,
girando à deriva,
buscando um amigo
e uma ilusão repartida,
abrindo caminho certo
na incerteza da sorte,
misturando amor e morte
na confusão dos sentidos,
correndo o mundo à procura
de abismo ou abrigo,
sem medo da fria aurora
nem do sol a pino,
diluindo as certezas
num insensato rodopiar,
girando a minha vida
até a morte.

[Versos adolescentes, mas que me trazem à lembrança a cela do 2º andar do DOI-Codi/RJ: eu os declamei para meus companheiros de infortúnio, assim como o bom Joaquim Cerveira cantava seus sambas, pois fazíamos de tudo para driblar o desespero e manter elevado nosso ânimo]

CELSO LUNGARETTI - FONTE : http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...