quarta-feira, 25 de março de 2009

Brasil empreendedor. País está em 3º no ranking do G-20

Mercado - 24/03/2009
Empreendedorismo foi praticado por 14,6 milhões de brasileiros em 2008, aponta pesquisa

O Brasil tem 14,6 milhões de empreendedores. É o que aponta a pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor, a GEM 2008, feita com 43 países - entre eles os membros do G-20 (grupo de nações em desenvolvimento) - e divulgada na semana passada pelo Sebrae. O estudo mostra que o Brasil está em terceiro lugar em empreendedorismo, com taxa de 12,02%, perdendo apenas para Argentina, 16,5%, e México, 13,1%. A Rússia registrou a menor taxa, com 3,49%.

Segundo o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, a inclusão do G-20 permite uma análise mais consistente do empreendedorismo no País, já que a comparação é realizada com nações que têm crescimento e desenvolvimento muito parecidos, os chamados emergentes. "O Brasil já passou pela fase de altas taxas de empreendedorismo, característica de países muito pobres, como Bolívia, Peru, Angola. Estamos no mesmo patamar do México, Chile e Uruguai", festejou o diretor.

De acordo com o estudo, "o Brasil continua com uma taxa de empreendedorismo superior à média dos países observados, que foi de 10,48%. A taxa média brasileira de 2001 a 2008 é de 12,72%, contra 7,25% dos demais países GEM. Isso reforça a alta capacidade empreendedora nacional ."

Jovens cabeças

Entre o empreendedorismo jovem, o Brasil também recebe medalha de bronze. Do total de jovens de 18 a 24 anos, 15% empreendem, o equivalente a 3,82 milhões de pessoas. Para se ter uma idéia do crescimento, a taxa média de empreendedorismo jovem entre 2001 e 2008 ficou em 11,9%. Do total de empreendedores brasileiros, 25% são jovens, o que coloca o País em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%).

"Os jovens querem ser donos de seus próprios negócios. Com a velocidade com que as coisas mudam, o comodismo está sendo revisto. Os estudantes estão temerosos com o futuro, considerando que muitas empresas estão se fundindo ou evitando contratações. Eles estão seguindo algumas recomendações de que no futuro teremos trabalho com remuneração e não emprego fixo", ponderou Antonio Cabral, coordenador da habilitação Engenharia de Produção da Escola Mauá, em conversa com o Radar Industrial.

Coincidentemente, o estudo GEM 2008 foi divulgado uma semana antes do Fórum Internacional de Jovens Empreendedores, a ser realizado em Belo Horizonte, MG , de quarta-feira, 25, a sexta-feira, 27.

Também faz parte das mesas de debate a discussão sobre Empreendedorismo Industrial, que acontece no segundo dia do evento. Cases de sucesso serão exibidos com a mediação de Ricardo Pimenta e Denis Rocha, ambos da Fundação Dom Cabral.

Reveja seu empreendedorismo

É possível empreender na crise? Bob Wollheim, empreendedor nato e hoje CEO (Chief Executive Officer) da Ideia.com e palestrante sobre o tema, acredita que sim. "Quando a Internet dava seus primeiros passos, em 1995, criei a Yes!Design, voltada para a produção na Internet, e me tornei um dos pioneiros da web brasileira", recorda ele, que vivenciou na pele a crise na web em meados de 2000. "Sou empreendedor e aventureiro, no melhor dos sentidos, e apaixonado por ambos."

Em suas palestras, Wollheim lista alguns itens para se identificar um empreendedor. Anote!

Resultado:

Para Bob Wollheim, "se você respondeu mentalmente muitos 'sim', informo-lhe que seu espírito empreendedor está em alta. E, penso, é bom dar vazão a ele para não se frustrar."

O empresário não acredita que alguém nasça empreendedor ou que isso esteja no DNA das pessoas. "Penso que todos podem despertar o seu espírito empreendedor a qualquer momento de suas vidas e por isso coloco o 'está'."

E você? 'Está' empreendedor no momento?

Kleber Pinto
Da Redação do Radar Industrial

FONTE: http://www.radarindustrial.com.br/noticia/brasil-empreendedor-pais-esta-em-3-no-ranking-do-g-20.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...