sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Nanotecnologia leva quimioterapia contra o câncer

Quinta, 10 de maio de 2007,
Nanotecnologia leva quimioterapia contra o câncer

Uma empresa australiana de biotecnologia disse na quinta-feira ter desenvolvido uma maneira de levar medicamentos anticâncer diretamente às células cancerosas, estratégia que visa a evitar a toxicidade associada à quimioterapia.

O método usa a nanotecnologia, ou seja, micromáquinas menores que uma célula humana. Segundo a empresa, a estratégia de levar a quimioterapia direto para as células afetadas permitirá utilizar doses muito menores, que serão bem mais toleradas pelos pacientes.

A EnGeneIC publicou o trabalho na edição de maio da revista Cancer Cell. As nanocélulas desenvolvidas pela empresa ligam-se às células cancerosas, por meio de anticorpos de sua superfície. A nanocélula então é absorvida e a droga, liberada diretamente dentro da célula afetada.

A empresa disse que a nanocélula, feita com bactérias e chamada de veículo de entrega, comprovou-se segura em ensaios com primatas, e sua interferência resultou numa regressão mais significativa do câncer.

A EnGeneIC espera realizar ensaios com seres humanos ainda em 2007, se obtiver a aprovação das autoridades da Austrália, dos EUA, da Europa e do Japão.

"Pela primeira vez existe uma possibilidade real de que essa tecnologia leve ao uso de combinações entre várias drogas e eventuais terapias individualizadas para pacientes de câncer", disse a pesquisadora Jennifer MacDiarmid.

"Em termos de terapia contra tumores, a maioria dos pacientes de câncer em estágios avançados possuem células tumorais que apresentam várias formas de resistência a drogas. Nossa tecnologia pode oferecer a primeira solução in vivo (dentro de um organismo) a esse grave obstáculo."

Reuters

FONTE: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1605867-EI8148,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...