quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A ENORME LACUNA ENTRE ARTE OFICIAL E ARTE POPULAR!!

Outro dia ouvi uma curadora numa entrevista de tv, falando sobre como seria importantíssimo que os educadores soubessem ensinar arte para as crianças e jovens e também sobre se os agentes culturais, galeristas, curadores, soubessem comunicar-se com o povo! Esta enorme lacuna que existe entre os "vários tipos" de "arte",deve ser algo atual e também aqui dos países ditos de terceiro mundo!
Porque nos países ditos desenvolvidos, onde as tradições culturais são hiper antigas,e onde a educação e cultura sempre foram levadas à sério, ou simplesmente ,levadas rotineiramente, isto é, as pessoas nunca talvez tenham passado por fatalidades absurdas como nós aqui no Brasil, por exemplo! Sim, houveram guerras, houve o nazismo, onde Hitler causou estragos monumentais à arte,expressionista, por exemplo!à Escola Bauhaus! Enfim, sempre os governos totalitários estão a destruir riquezas inestimáveis de seus povos! Mas, voltando aqui para o nosso presente, tão cheio de descompassos!
Se você perguntar a uma professora de uma escola privada, de classe média, sobre o que vem a ser arte conceitual, é quase certo que ela se enrolará para responder!
Mas se você mostrar uma obra de Picasso , ou de Michelangelo, é capaz que ela reconheça, e saiba dizer quem é o autor da obra!
Do outro lado da linha, mostre uma pintura popular, dessas que se acha para comprar em feiras públicas! e aí peça para um galerista, ou curador, dizer algo sobre esta obra! Simplesmente ele terá um discurso preconceituoso e desprezível sobre esta obra popular! E é aí que a porca torce o rabo! Os guetos sempre existiram! assim como as classes sociais! E é por esta razão que os professores não podem colocar-se como um ser extraterrestre a comunidade de seus alunos! porque senão nunca eles poderão "ensinar", transmitir...que a arte está em todos os lugares! não só na Bienal, ou nas Galerias de arte oficial! A arte está na vida do aluno, e então se ele não puder desenvolver esta capacidade intrínseca a todo ser humano, dificilmente ele quererá(terá vontade de) se interessar por uma arte alheia a sua vida!à sua "cultura"!
A nossa autonomia de querer criar, querer ser útil ao nosso meio, é o que faz de nós verdadeiros produtores culturais e artísticos!
Por tanto, enquanto as transformações de mentalidades não ocorrerem, dificilmente a arte oficial e da elite terá muito mais público nas Bienais! (desde a década de 80 a parcela de 10% da população estabilizou-se, em relação a frequência nas Bienais)
E continuará assim, ou pior!...esta história de Bienal Vazia, "seria" um pulo do gato marqueteiro!?... mas também poderia ser uma verdadeira revolução dos artistas! em especial daqueles que nunca tiveram como participar destas Bienais!

NADIA STABILE - 29/10/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...